Uma lei revisada do Ministério dos Transportes do Japão exigindo a instalação de câmeras de segurança em vagões trens recém-montados entrou em vigor.
A exigência de câmeras de segurança cobre todos os shinkansens e outros vagões de trens em linhas com 100 mil passageiros ou mais em média por quilômetro por dia, principalmente nas áreas metropolitanas de Tóquio, Osaka e Nagoia (Aichi).
A lei revisada entrou em vigor no domingo (15).
De acordo com o ministério, a medida é destinada a aumentar o efeito de impedimento de crimes em trens. Cada operadora ferroviária é responsável pela operação e gestão das câmeras.
Uma função de gravação é obrigatória para as câmeras, mas uma que permite o compartilhamento simultâneo de vídeos gravados junto aos centros de controle das companhias ferroviárias não é exigido à luz de seu encargo financeiro.
O ministério decidiu em junho exigir a instalação de câmeras de segurança em vagões de trem baseado em conversas realizadas com especialistas após ataques com faca em trens da Odakyu Electric Railway e da Keio em 2021.
Fonte: Jiji, Arab News