A BYD (Build Your Dreams) está conquistando terreno sobre a Tesla como a maior vendedora de veículos elétricos (VEs) do mundo, com a montadora chinesa ganhando espaço em seu esforço de comércio global.
No trimestre passado, a BYD chegou perigosamente perto de ultrapassar a Tesla em termos de vendas, devido em parte a uma paralisação de fabricação, o que fez com que a primeira entrega da empresa norte-americana caísse em mais de um ano.
A BYD vendeu 431.603 veículos totalmente elétricos nos 3 meses até 30 de setembro, um aumento de 23% em comparação ao trimestre anterior. Em comparação, a Tesla enviou 435.059 carros globalmente durante o mesmo período, com uma diferença de 3.456 veículos entre as duas, a menor margem até agora.
Taylor Ogan, CEO da Snow Bull Capital, fundo de investimento sediado em Shenzhen que tem ações em ambas as companhias, previu confiantemente, “A BYD enviará mais veículos totalmente elétricos do que a Tesla no quarto trimestre”.
A BYD vendeu 822.094 veículos, incluindo modelos híbridos, alcançando um outro trimestre quebrador de recordes e consolidando sua posição como a marca de automóveis que mais comercializa carros na China. A BYD ampliou seu atrativo de mercado ao entregar veículos de baixo custo a muitos clientes.
O negócio lançou duas marcas premium de VEs, o Yangwang e o Fang Cheng Bao, ao preço de 1 milhão de yuans (US$137 mil), mais do que o dobro de alguns de seus modelos de ponta anteriores.
Além disso, ela introduziu duas versões de baixo custo, o Seagull e o Dolphin, anulando rivais em preço.
A expansão das exportações da BYD também está contribuindo para seu sucesso. O negócio, que produz baterias e chips semicondutores, quer aumentar suas vendas internacionais para suplementar sua dominância no mercado chinês.
Fonte: Asia Business Outlook