Um cometa que é três vezes o tamanho do Monte Everest explodiu no espaço e está agora acelerando em direção à Terra, revelaram astrônomos.
Ele, na verdade, não vai nos atingir, mas poderá estar visível a olho nu quando alcançar seu ponto mais próximo da Terra em 21 de abril de 2024.
A rocha espacial, que recebeu o nome de 12P/Pons-Brooks, é conhecida como um cometa criovulcão – ou vulcão gelado.
Ele tem um núcleo sólido com um diâmetro estimado de 30/km e é formado por gelo, poeira e gases que agem como uma carbonatação em uma garrafa de bebida gaseificada.
Isso é porque quando aquecida pelo Sol, a temperatura dentro deste criomagma continua a se formar até que o nitrogênio e monóxido de carbono explodirem e lançarem detritos gelados através de grandes rachaduras na casca do núcleo.
Essa é a segunda vez em 4 meses que isso aconteceu com o Pons-Books, criando o que parece ser um par gigante de chifres quando visto através de um telescópio.
A rocha especial é cerca do tamanho do celebrado cometa Halley e foi visto pela última vez a olho nu na Terra em 1954.
Ele também é referido como “cometa tipo Halley” porque sua órbita de 71 anos em torno do Sol o coloca na mesma classe da rocha espacial mais famosa da história, que leva aproximadamente 75 anos para circular nossa estrela, ao contrário de milhares de anos como a maioria dos cometas.
Embora haja previsão de que o Pons-Brooks esteja em seu ponto mais perto da Terra em abril de 2024, ele poderá alcançar magnitude +4 então deve estar visível a olho nu em maio e junho de 2024 também.
Ele estará mais brilhante no céu noturno em 2 de junho de 2024.
Fonte: Daily Mail