A Coreia do Norte afirma que reportagens da mídia sobre suas armas sendo usadas pelo Hamas em seu ataque contra Israel são falsas.
Nesta sexta-feira (13), a nação também alegou que as narrativas foram plantadas pelos EUA em uma tentativa de desviar sua culpa a um terceiro país.
A agência de notícias oficial norte-coreana KCNA chamou as reportagens de armas da nação nas mãos dos militantes do Hamas de “rumores infundados e falsos”.
“Os órgãos de imprensa répteis da administração dos EUA e quasi-especialistas estão espalhando um rumor falso e infundado de que armas da Coreia do Norte pareceram estar sendo usadas no ataque a Israel”, divulgou a Reuters.
De acordo com a KCNA, tais reportagens foram “uma tentativa de mudar a culpa”, “pelo que ela rotulou de “o império do mal”.
“Não é nada além de uma tentativa de transferir a culpa pela crise no Oriente Médio causada pela sua política hegemônica errada a um terceiro país e desta forma evitar crítica internacional focada no império do mal”.
A KCNA disse que além da crise de mais de 1 ano entre Ucrânia e Rússia, o conflito Israel-Hamas surgiu como um outro “grande peso estratégico” para Washington. Ela também comentou que a crise mostrou as limitações da estratégia dos EUA para hegemonia e a meta da nação de se tornar a única superpotência global.
No início desta semana, a mídia estatal norte-coreana culpou Israel por causar derramamento de sangue em Gaza.
Há alguma prova disso?
Falando com a imprensa na quinta-feira (12), o porta-voz de segurança das Nações Unidas, John Kirby, disse que ele não poderia confirmar se as reportagens sobre as origens dos foguetes sendo usados pelo Hamas eram verdadeiras.
Além disso, ele enfatizou que o conflito em andamento entre Israel e Hamas não afetaria a estratégia de segurança dos EUA no mundo, incluindo a península coreana.
Fonte: Wion