Por volta das 17h de terça-feira (10), o corpo de bombeiros local e a polícia foram notificados do desaparecimento do guia e de 2 clientes, durante o passeio de exploração de uma caverna na Ilha de Yonaguni (Okinawa), que duraria 2 horas e meia, com previsão de término pouco depois do meio-dia.
O guia do sexo masculino, 28 anos, acompanhava um casal de turistas de Nagoia (Aichi).
Segundo informações da polícia, o telefone deles estava indisponível, mas por volta da 1h de quarta-feira (11), o guia e uma das participantes, de 52 anos, entraram em contato para avisar que se salvaram. Mas, o marido, de 41 anos, continuava desaparecido.
O guia e a esposa continuaram a procurá-lo dentro da caverna, junto com a polícia, a qual informou que o encontraram antes da tarde de quarta-feira, mas ele não respondia.
De acordo com as informações da polícia de Yaeyama, o passeio de exploração da caverna foi planejado pela consultoria Act Pro de Tóquio. Como o escritório local da empresa não foi contatado após o horário que terminaria o passeio de exploração, acionou os bombeiros.
Estava chovendo intensamente na terça-feira e a explicação deles foi de que “a água subiu repentinamente dentro da caverna e tivemos que esperar”.
“Com a água elevada, tudo o que podíamos fazer era colocar a cabeça para fora e nós três nos separamos”, explicou o guia. Os dois saíram da caverna depois que o nível da água baixou.
Fontes: Yomiuri, JNN, ANN e NHK