Ficar muito tempo sentado aumenta risco de morte, diz professor no Japão

A qual extensão ficar sentado por muito tempo é realmente prejudicial para nossa saúde?

‘Sentar em excesso’ faz mal para nossa saúde (ilustrativa/banco de imagens)

Após ser estudado amplamente em todo o mundo na última década, agora está claro que ficar muito tempo sentado está intimamente ligado à mortalidade, disse ao jornal Mainichi um professor de saúde e ciências comportamentais.

Publicidade

De acordo com o Koichiro Oka, professor na Universidade de Waseda, uma das principais razões que “sentar em excesso” faz mal para nossa saúde é que os músculos a perna, os maiores no corpo, não se movem.

Sentar reduz o metabolismo e diminuiu o fluxo sanguíneo, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue e gordura neutral, fatores em várias doenças. O ato também afeta nossa pressão sanguínea.

Um grupo de pesquisa australiano seguiu 200 mil pessoas com idade igual ou superior a 45 por cerca de 3 anos e descobriu que a taxa de mortalidade para aquelas que ficaram sentadas por uma média de 11 horas ou mais por dia era 1,4 vez maior do que para os indivíduos que se sentaram por menos de 4 horas por dia.

De acordo com a análise, que sintetizou 34 estudos realizados no mundo que examinaram a relação entre tempo sentado e mortalidade, o limite para risco aumentado é de cerca de 8 horas.

Os estudos também revelaram que o tempo sentado se associa ao desenvolvimento de obesidade e diabetes, morte por câncer ou tromboembolismo pulmonar, e até declínio cognitivo.

No Japão, as pessoas estão sob risco

Pessoas no Japão em particular estão sob alto risco. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, 38% dos homens e 33% das mulheres reportam um tempo total sentados de “8 horas ou mais” por dia da semana. Essa porcentagem é a mais alta comparada internacionalmente.

“Ficar sentado não é tão ruim assim. O ponto é “fazer intervalos”. Precisamos interromper o excesso de tempo sentados frequentemente, visto que o ato prolongado produz pouca contração muscular nos membros”, explicou Oka.

Nos vários estudos, as taxas de mortalidade diferiram entre aqueles que ficaram sentados continuamente e aqueles que não, embora a duração total de sentar tenha sido a mesma.

O professor recomendou “se levantar e se movimentar um pouco por cerca de 3 minutos a cada 30 minutos, ou pelo menos 5 minutos a cada 1 hora”.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Falha no sistema bancário continua na quarta-feira

Publicado em 11 de outubro de 2023, em Sociedade

O sistema das onze instituições bancárias do país continuam com falha e isso pode afetar o depósito dos salários dos funcionários das pequenas e médias empresas.

Uma das agências do banco Mitsubishi UFJ (ANN)

Na terça-feira (10) ocorreu uma falha no sistema responsável pela troca de recursos entre instituições financeiras, e 11 bancos foram afetados por atrasos nas transferências para outros. A falha continua na quarta-feira (11), sem perspectivas de recuperação.

Publicidade

Como resultado, várias instituições financeiras estão com as transações restritas, o que pode resultar em atrasos nas transferências dos salários dos funcionários das pequenas e médias empresas.

No total são 11 instituições bancárias afetadas, incluindo os megabancos como Mitsubishi UFJ e Resona. 

A Zengin Net ou Rede Nacional de Liquidação de Fundos Bancários, associação geral que opera o sistema dos bancos, afirma que não há perspectivas de recuperação e está trabalhando para permitir que as transferências sejam feitas por outros meios, mas essas continuarão a ser mais lentas do que habitual.

Banco dos Correios também está com problema

Banco dos Correios do Japão, o Yuucho (NHK)

O Yuucho ou Banco dos Correios do Japão também está com falhas no seu sistema desde terça e deverá continuar na quarta-feira. 

Não está sendo possível realizar as transferências através do app do smartphone.

Ainda não se sabe qual foi a causa dessa falha no sistema online do Yuucho

Fontes: ANN e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!