Estudo no Japão mostra ligação entre fumo passivo e câncer de pulmão

O câncer de pulmão causa a morte de cerca de 76 mil pessoas no Japão todos os anos, e aproximadamente 1,8 milhão no mundo.

Uma área para fumantes em parada de via expressa no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

O fumo passivo induz a mutação cancerígena de genes que são diferentes daqueles afetados entre fumantes ativos, aumentando o risco de câncer de pulmão entre os que não fumam, de acordo com um estudo recente realizado pelo Centro Nacional do Câncer do Japão.

Publicidade

Pesquisadores dizem que o estudo mostrou como o fumo passivo causa mutações genéticas, oferecendo mais evidência dos efeitos prejudiciais da inalação de derivados do tabaco por indivíduos não fumantes.

Eles também pedem leis domésticas mais rigorosas para proibir o fumo em todos os espaços fechados em linha com padrões internacionais.

Atualmente, restaurantes e bares no Japão têm permissão para instalar áreas destinadas a fumantes sob certas condições, o que pode fazer com que clientes inalem fumaça de cigarro involuntariamente.

No estudo, publicado no Jornal de Oncologia Torácica em fevereiro, pesquisadores analisaram sequências de DNA de 291 mulheres não fumantes, das quais 213 vinham sendo expostas ao fumo passivo, e 122 fumantes.

Todas elas passaram por cirurgia para adenocarcinoma pulmonar no Hospital do Centro Nacional do Câncer em Tóquio entre 2011 e 2017.

O adenocarcinoma pulmonar é o tipo mais comum de câncer de pulmão não-pequenas células que afeta células que secretam substâncias como muco.

A equipe descobriu que mutações genéticas associadas a câncer de pulmão eram diferentes entre fumantes e não fumantes que participaram no estudo.

Não fumantes que haviam sido expostas à fumaça de cigarro viram um aumento na expressão do gene APOBEC3B, causado pelas proteínas APOBEC. Tal aumento não foi visto entre fumantes.

Especificamente, nos genes que haviam sofrido mutação em não fumantes que haviam sido expostas ao fumo passivo, 15,6% das mutações envolveram o acúmulo de proteínas APOBEC nas células cancerígenas, ao contrário de 7,32% naquelas que não haviam sido expostas.

As mutações desse tipo foram desigualmente distribuídas nas células tumorais, acrescentaram os pesquisadores, citando que isso pode criar maneiras para células cancerígenas sobreviverem no corpo sob condições diferentes e aumentar suas capacidades de sobrevivência ao tornar medicamentos existentes menos eficazes.

O câncer de pulmão causa cerca de 76 mil mortes no Japão todos os anos, e aproximadamente 1,8 milhão no mundo.

Fonte: Japan Times

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão está descartando 240 milhões de doses de vacina contra Covid

Publicado em 17 de abril de 2024, em Sociedade

‘Compramos vacinas que eram necessárias de acordo com as circunstâncias na época, e não acreditamos que elas foram desperdiçadas’, disse um funcionário do ministério.

Frasco de vacina da Pfizer-BioNTech, seringa e máscara (ilustrativa/banco de imagens)

O Ministério da Saúde revelou na quarta-feira (17) que aproximadamente 244,15 milhões de doses de vacina contra coronavírus – com um preço calculado de compra de cerca de ¥665,3 bilhões (US$4,3 bilhões) – estavam sendo descartadas no Japão.

Publicidade

“Compramos vacinas que eram necessárias de acordo com as circunstâncias na época, e não acreditamos que elas foram desperdiçadas”, disse um funcionário do ministério responsável pelos imunizantes.

De acordo com o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, ele autorizou a compra de aproximadamente 928,4 milhões de doses de vacinas contra covid-19.

Dessas 436,19 milhões de doses foram distribuídas no Japão até o fim de março.

Algumas restantes foram fornecidas a outros países e regiões, mas o governo decidiu descartar as que sobraram.

“Em meio à competição global para adquirir vacinas, fizemos de tudo para adquirir imunizantes fabricados no exterior para entregá-los a todas as pessoas que desejavam ser vacinadas”, disse o ministro da Saúde, Keizo Takemi, em uma reunião na terça-feira (16) do Comitê sobre Auditoria e Supervisão de Administração da Câmara dos Representantes do Japão.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!