A fabricante japonesa de semicondutores Kioxia e sua parceira dos EUA, a Western Digital, estão planejando uma fusão a qual elas esperam poder desafiar a líder da indústria Samsung Electronics da Coreia do Sul, disseram fontes.
As duas companhias já fizeram parceria em vários projetos, incluindo investimentos conjuntos em plantas de fabricação na cidade de Yokkaichi (Mie) e Kitakami (Iwate).
A Kioxia e o negócio de semicondutores Western Digital devem chegar a um acordo sobre a fusão até o fim de outubro após negociarem com instituições financeiras sobre condições de empréstimo.
Após a fusão, as duas companhias estarão sob o comando de uma empresa-mãe, a Kioxia Holdings, a qual provavelmente será liderada pelo presidente da Kioxia, Nobuo Hayasaka.
Embora a Western Digital detenha 50,1% da nova companhia e o restante será mantido pela Kioxia, a última deverá ter a palavra final de como a companhia será administrada.
Entretanto, o plano ainda precisa ser aprovado por reguladoras em países relevantes, então, a nova companhia não seria lançada antes de 2025.
Fonte: Asahi