Governo quer aumentar a vinda dos yonseis ao Japão

O governo quer aumentar a vinda dos descendentes de quarta geração (yonseis) e deverá aceitar comentários públicos em breve.

Foto meramente ilustrativa de uma mulher nikkei (Pexels)

A fim de aumentar a aceitação dos descendentes japoneses de quarta geração ou yonseis que vivem na América Central e do Sul, o governo está considerando conceder o status de residente de longa duração (定住者, teijusha), o que lhes permitiria permanecer e trabalhar por um longo período de tempo. Mas, pelo visto, continuará com um dos requisitos, que é o de proficiência da língua japonesa.  

Publicidade

Rumo a isso, deverá aceitar opiniões através do chamado comentário público (public comment), na publicação a ser feita ainda no outono deste ano, com o objetivo de promover essa mudança até o final do ano, segundo reportagem do jornal Asahi.

Quando o governo publica um determinado assunto para ser regulamentado, pedindo comentários e sugestões, qualquer pessoa pode emitir sua opinião, desde que seja em japonês. Portanto, se tem interesse, fique de olho na página web específica.

Entrada dos nikkeis e fracasso no visto para yonsei

O governo revisou a Lei de Imigração e Refugiados em 1990, quando a escassez de mão de obra se tornou grave durante o período da bolha econômica. Os descendentes japoneses de segunda e terceira gerações, niseis e sanseis, bem como seus familiares, obtiveram o status de residência de longa duração, podendo renovar e solicitar o visto permanente. Por isso, são mais de 240 mil brasileiros, peruanos, argentinos, bolivianos e outros, vivendo e trabalhando no Japão. 

Por outro lado, em 2018 foi criado o visto de atividades designadas, para os yonseis, com um sistema que permite aprender a cultura e trabalhar, limitado a 5 anos. A intenção era receber 4 mil yonseis ao ano, mas até 2022 foram somente 128, em geral, brasileiros e peruanos.

O sistema atual tem requisitos rigorosos, como não poder vir ao Japão acompanhado da sua família, precisa ter uma pessoa para dar suporte, faixa de idade limitada entre 18 e 30 anos, além do teste de proficiência do idioma japonês. Com todas essas condições difíceis, há várias entidades nikkeis brasileiras e peruanas solicitando o abrandamento dos requisitos. 

Fonte: Asahi 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alertas de tsunami por causa de um terremoto no mar

Publicado em 9 de outubro de 2023, em Informações

A AMJ vem emitido alertas de previsão de ocorrência de tsunami desde às 7h11 de segunda-feira.

O X em vermelho é o epicentro do terremoto e as áreas em amarelo são de alerta de tsunami de até 1 metro e em azul, previsão de até 20cm (AMJ)

Desde as 6h40 de segunda-feira (9) a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) vem emitindo informações ou aviso de cuidado com o tsunami, para a população que vive desde a região Kanto a Kyushu e Okinawa.

Publicidade

A previsão é de ocorrência de tsunami, no máximo de 1 metro de altura, especialmente nas Ilhas Izu e Ogasawara, costas de Chiba e Kochi. 

Já foram constatados tsunamis de 20 a 60 centímetros, desde as 7h11.

A AMJ pede às pessoas para jamais se aproximarem da costa, pois um tsunami de um metro de altura pode arrastar uma pessoa e matá-la.

As costas assinaladas em amarelo são de cuidado com o tsunami. Já em azul são de previsão, cujos tsunamis poderão ser de até 20 centímetros ou de alteração no mar.

Os alertas são preventivos, para os locais em amarelo, com previsão da chegada do tsunami de até um metro. A AMJ pede para se afastar da costa do mar e da margem dos rios.

Segundo a AMJ ocorreu um terremoto, ainda de magnitude não definida (até as 8h), nas proximidades de Torishima, às 5h25. 

~Atualização~ A AMJ ampliou as áreas em aviso de tsunami (em amarelo), pouco depois das 8h.

Fontes: AMJ e JNN

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!