A maior operadora de restaurantes do Japão, a Zensho Holdings, está buscando expandir suas operações no exterior, com o número de lojas fora do arquipélago alcançando a marca de 10 mil até o fim do atual ano fiscal que termina em março de 2024, soube o site Nikkei.
Se tudo ocorrer de acordo com o plano, a Zensho, dona da rede de gyudon Sukiya, será a primeira operadora de restaurante japonesa a alcançar a marca de 10 mil lojas fora do Japão.
A companhia planeja chegar a isso ao abrir 60% mais restaurantes do que no ano anterior em mercados como os EUA e ao adquirir restaurantes de sushi no exterior.
Desde o fim de março, a Zensho tinha um total de 5.759 restaurantes no exterior. A companhia planeja abrir 599 novas lojas para este ano fiscal sob marcas existentes como Sukiya, assim como a rede de sushi britânica Snowfox Topco, que a companhia japonesa comprou em setembro, trazendo o total para 10 mil unidades.
A operadora de restaurante expandirá principalmente com a marca dos EUA Advanced Fresh Concepts, ou AFC, que opera na América do Norte. A AFC opera principalmente em lojas em supermercados nos EUA, oferecendo sushi para takeout aos gostos locais, incluindo rolinhos de salada de abacate.
A Zensho tinha 4.524 lojas no Japão desde o fim de março. Ela planeja abrir outras 127 neste ano. Após a expansão, a companhia terá duas vezes mais lojas no exterior do que no arquipélago.
Mais à frente, a Zensho planeja expandir a Sukiya, o esteio de suas operações no exterior, abrindo mais lojas em mercados como Brasil e México. Ela também está considerando ampliar sua rede de lojas através de fusões e aquisições.
Fonte: Asia Nikkei