Relatos de casos de fraude por telefone envolvendo ligações de linhas internacionais vêm aumentando no Japão nos últimos meses, mostram dados da Agência Nacional de Polícia (ANP).
A ANP reuniu dados sobre os tipos de números de telefone relatados para a agência como sendo usados em tais casos de fraude entre janeiro de 2022 e 29 de setembro de 2023.
De acordo com os dados, divulgados na terça-feira (3), mais da metade dos 4.118 casos do tipo reportados em setembro deste ano, ou 2.192, envolveram números de telefone internacionais.
O número aumentou em cerca de 40 vezes dos 54 casos reportados em fevereiro, quando o Japão começou a ver um crescimento nos casos de fraude por telefone praticados através de ligações internacionais.
Números de telefone iniciando com 050 associados a apps vieram em seguida em setembro, marcando 1.277 casos.
No mês passado, 1.402 dos casos reportados envolveram números de telefone dos EUA e Canadá, os quais usam o código de país +1, seguidos por 180 da Malásia, usando o código +60 e 57 do Reino Unido, que usa o código +44.
O número de casos de fraude por telefone envolvendo ligações internacionais em julho situou-se a 969, marcando um aumento de 5 vezes ante o mês anterior. O número de casos envolvendo números de telefone que usam o código 050 estava em declínio, após atingir um pico de 2.196 casos em março.
Em setembro, o número de casos de ligações internacionais superou aquele de casos envolvendo números 050.
Acredita-se que isso tenha acontecido em decorrência de processos de identificação mais rigorosos colocados em vigor por pessoas que assinam serviços de app de telefone.
Em junho, o Ministério das Comunicações do Japão revelou planos de tornar procedimentos de identificação obrigatórios.
Fonte: Japan Times