Lobos-robôs assustadores com olhos vermelhos brilhantes e caninos expostos estão sendo usados no Japão após uma série de ataques de ursos contra residentes idosos.
As engenhocas mecânicas foram originalmente desenvolvidas para agir como espantalhos robóticos e manter animais selvagens longe de fazendas.
Entretanto, devido a um aumento no número de ursos atacando pessoas, autoridades estão usando os robôs lobos para assustá-los. O primeiro uso do Monster Wolf foi no outono de 2020, de acordo com o presidente de sua fabricante, a Wolf Kamuy.
Nos últimos meses, governos locais em todo o Japão começaram a fazer pedidos dos Monster Wolves em meio a um alarmante aumento nos ataques de ursos.
Autoridades dizem que isso se deve ao êxodo em massa de jovens dos vilarejos rurais, deixando os idosos desprotegidos e vilas amplamente despovoadas.
Nos últimos 60 anos, houve mais de 150 ataques de ursos na região norte do Japão, em Hokkaido, que é lar para o feroz urso-pardo.
Em 2021, autoridades registraram um dos anos mais mortais, visto que 4 pessoas morreram e pelo menos 10 ficaram feridas na região. O restante do arquipélago japonês é habitado pelo urso-negro-asiático, que é menos agressivo, mas mesmo assim perigoso.
A maioria dos ataques relacionados a ursos, avistamentos e outros incidentes são registrados em abril, visto que os animais são conduzidos pela fome quando eles despertam de sua hibernação.
Incidentes também são vistos em setembro e outubro quando eles consomem grandes quantidades de comida para passar os meses de inverno.
Fonte: Mirror