Mais de 100 botos foram encontrados mortos na Amazônia brasileira em meio a uma seca histórica e águas com temperaturas recordes que e alguns locais excederam 39ºC.
Os botos mortos foram encontrados no Lago Tefé nos últimos 7 dias, de acordo com o Instituto Mamirauá, uma instalação de pesquisa fundada pelo Ministério da Ciência brasileiro.
Segundo o instituto, o alto número de mortes foi incomum e sugeriu que as causas podem ter sido as temperaturas recordes do lago e uma seca histórica na Amazônia.
A notícia provavelmente vai se acrescentar a preocupações de cientistas climáticos sobre os efeitos humanos que secas extremas estão tendo sobre a região.
“Ainda é cedo para determinar a causa desse evento extremos, mas de acordo com nossos especialistas, está certamente conectado ao período de seca e altas temperaturas no Lago Tefé, onde em alguns pontos estão excedendo 39ºC”, disse o instituto em comentários divulgados pela CNN.
O rio Amazonas, a maior hidrovia do mundo, está atualmente na estação seca e várias espécies da fauna de rios também estão sofrendo em decorrência das temperaturas recordes.
Seca histórica está afetando rios da Amazônia, ja são mais 120 botos encontrados mortos! As temperaturas das águas estão mais altas do que nunca, ribeirinhos estão com dificuldade para pescar e se locomover.
Esse é o novo normal daqui pra frente, morte e calor. pic.twitter.com/kUa1UJcE8h
— Biodiversidade Brasileira (@BiodiversidadeB) September 30, 2023
Fonte: CNN