Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Rússia se junta à China na suspensão de importações de frutos do mar do Japão

| Sociedade

A Rússia diz que as restrições foram impostas como uma ‘medida de precaução’ e continuariam em vigor até que informação compreensiva exibisse que os frutos do mar são seguros.

Unigran Japan 2026
frutos do mar 16 out 2023

Marisco fresco em mercado de peixes no Japão (ilustrativa/banco de imagens)

A Rússia se juntou à China na imposição de restrições sobre as importações de peixe e frutos do mar do Japão, disse o órgão fiscalizador russo Rosselkhoznadzor na segunda-feira (16).

Publicidade
Grande contratação em Toyama - UT SURI-EMU

O Japão começou a despejar água radioativa tratada da planta de energia nuclear de Fukushima no Oceano Pacífico em agosto – uma medida que Tóquio diz ser segura – e foi criticado pela China, que subsequentemente proibiu todas as importações de frutos do mar do país vizinho.

A Rússia diz que as restrições foram impostas como uma “medida de precaução” e continuariam em vigor até que informação compreensiva exibisse que os frutos do mar são seguros.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

O Ministério da Agricultura, Floresta e Pescas do Japão disse na segunda-feira que a proibição da Rússia “não tinha base científica, é injusta e lamentável”, pedindo que ela fosse revogada, divulgou a agência de notícias Kyodo.

Em uma declaração divulgada na segunda-feira antes da Rússia anunciar sua proibição, o Ministério de Relações Exteriores do Japão disse que havia fornecido a Moscou informação adicional até 15 de outubro após diálogo online entre órgãos relevantes do estado em 10 de outubro.

Uma porção significante dos peixes e frutos do mar da Rússia é capturada nas águas de suas regiões no extremo leste que são relativamente próximas ao Japão. Adicionalmente, de janeiro a setembro, a Rússia importou 118 toneladas métricas de peixe e frutos do mar do Japão, de acordo com a Rosselkhoznadzor.

O Laboratório Ambiental Marinho da Agência Internacional de Energia Atômica estará no Japão até 23 de outubro para inspeção do descarte de água de Fukushima, e laboratórios terceirizados independentes do Canadá, China e Coreia do Sul participarão no monitoramento deste ano.

Fonte: Channel News Asia


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo