A província de Ibaraki recuperou a distinção questionável de menos atrativa das 47 províncias do Japão, de acordo com uma pesquisa anual — um ano após perder seu título para Saga.
Na pesquisa de 2023 divulgada no sábado (14) pelo Brand Research Institute, uma empresa privada sediada em Tóquio, Ibaraki ficou em último pela 12ª vez nos rankings com início em 2009, após ser destronada por Saga, na região Kyushu, em 2022.
Enquanto isso, Hokkaido ficou no topo dos rankings pelo 15º consecutivo, seguida por Quioto em 2º e Okinawa em 3º. Tóquio e Osaka ficaram entre as 5 primeiras da lista.
A pesquisa online foi conduzida do fim de junho ao início de julho, visando pessoas na faixa dos 20 aos 70 anos, pedindo a elas que avaliassem a atratividade de cada província em uma escala de 5 pontos. Cerca de 34 mil pessoas responderam.
Ibaraki, lar para 2,8 milhões de pessoas e uma das 7 províncias que forma a região Kanto, usou sua notoriedade como província menos atrativa para promover o turismo local, geralmente com esforços irônicos.
Isso, entretanto, rendeu resultados mistos – apesar do acesso fácil de Tóquio e sua localização ao longo da costa do Pacífico do Japão.
“A reputação geral de Ibaraki está melhorando, mas as atrações turísticas não estão sendo totalmente promovidas”, disse Akio Tanaka, presidente da Brand Research Institute.
Em um de seus esforços mais recentes para atrair mais visitantes, a província, em parceria com a East Japan Railways (Jr East), deu início à “Campanha de Destino Ibaraki” de larga escala neste mês.
Fonte: Japan Times