Um novo problema surgiu no mundo desde que o smartphone se tornou algo inseparável do ser humano. Trata-se da síndrome do pescoço reto (straight neck) ou ainda chamada de síndrome do pescoço de texto (text neck syndrom), cunhada por um quiroprata nos Estados Unidos.
No Japão é conhecida como a do pescoço reto, o que acomete a população dependente do smartphone, esquecendo-se da postura. Assim, o pescoço vai perdendo a curvatura natural que tem, para ficar reto, ao ser flexionado para a frente, resultando em uma tensão excessiva. Isso causa dores de cabeça, dor no pescoço, dor nos ombros e braços, e pode até causar comprometimento respiratório.
Quem tem esse problema deve procurar um médico ou um fisioterapeuta para começar a fazer as correções. Mas, as práticas de correção postural e de alongamento podem ajudar a devolver ao pescoço a sua curvatura natural.
Há vários gadgets à venda no Japão para ajudar a sanar o problema. Um deles vem sendo bem comentado porque os usuários sentem as áreas – pescoço e ombros – mais relaxadas depois de usá-lo.
O fabricante Cogit (コジット) desenvolve vários gadgets para o estilo de vida e entre eles, um alongador do pescoço, que tem 10 bolinhas, as quais pressionam os pontos de acupuntura para ajudar no processo de alívio.
Como usar o gadget para fazer o alongamento
Segundo a Cogit, deitado sobre a cama ou o tapete de ioga, coloca-se o gadget Kubi Yura ( 首ゆら) sob o pescoço, vira a cabeça de lado algumas vezes e quando estiver com a cabeça alinhada com o corpo, pode levantar os braços para ajudar no alongamento.
O fabricante recomenda pelo menos 3 minutos ao dia para obter alívio.
Segundo alguns depoimentos, no começo pode sentir dores mas, ao se acostumar com ele, passará a sentir bem-estar, como se tivesse recebido uma massagem.
Que tal experimentá-lo? O Kubi Yura está à venda nas lojas online:
Fontes: Business Insider, Amazon, Rakuten e Physiopedia