O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, falou sobre a evacuação de cidadãos japoneses de Israel nesta sexta-feira, 13 de outubro de 2023 (NHK)
O principal porta-voz do governo do Japão diz que o país organizará um voo fretado para evacuar cidadãos de Israel em meio ao conflito que se intensifica com o grupo militante palestino Hamas.
Publicidade
Os EUA e outros países também estão organizando esquemas de repatriação para seus cidadãos em resposta às tensões aumentadas.
O secretário-chefe do Gabinete, Hirokazu Matsuno, disse aos repórteres nesta sexta-feira (13) que o governo japonês organizará um voo fretado que parte da cidade israelense de Tel Aviv, em Israel, no sábado (14) e segue em direção a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Citando que a situação em Israel é muito flutuante, Matsuno disse que o governo pedirá às pessoas as quais desejam sair do país que façam isso o mais rápido possível.
Ele citou que o governo continuará a realizar os esforços máximos para garantir a segurança de cidadãos japoneses, em cooperação com países e organizações relevantes.
Em relação à possibilidade de enviar aeronaves da Força de Autodefesa, Matsuno disse que o governo tomará medidas apropriadas enquanto monitora desenvolvimentos na situação.
Fonte: NHK