Todos os anos, a empresa de consultoria global em marcas de lugares, a Resonance Consultancy, analisa mais de 270 cidades, que são lares para pelos menos 1 milhão de pessoas, para determinar as top 100.
Eles combinaram dados e avaliações quantitativas junto com recomendações de residentes e visitantes em plataformas como TripAdvisor e Facebook, para avaliar três fatores principais abrangentes: habitabilidade, amabilidade e prosperidade.
A habitabilidade incorpora o quão acessível é o local a pé, a conectividade de aeroportos e o número de parques, dentre outros fatores. A amabilidade é relacionada à cultura: o número de locais com diversão noturna e restaurantes, assim como check-ins do Google e Facebook. A prosperidade inclui análise de taxa de pobreza, realização educacional e PIB (Produto Interno Bruto) per capita.
Então, onde fica a melhor cidade do mundo? Bem, pelo impressionante 8º ano consecutivo, a resposta é Londres, adequadamente intitulada a “capital das capitais”.
A metrópole dispersa da capital da Inglaterra ficou no topo pela cultura, o que significa que ela tem o maior número de artes de representação e espaços culturais recomendados no TripAdvisor.
Londres fica em primeiro nas tabelas gerais de habitabilidade e amabilidade, de fato, e sua rápida recuperação da pandemia e a revitalização de seu sistema de transporte público também contribuíram para seu sucesso.
Em segundo lugar está Paris, na França, convenientemente antes da Olimpíada de 2024. O relatório destaca como a cidade está “provando ser do futuro” com iniciativas excitantes de sustentabilidade e investimento. Em terceiro lugar está Nova Iorque, nos EUA, que vivenciou um retorno espetacular nos números de turistas: de 33 milhões em 2021 a projetados 61 milhões para 2023.
Tóquio, no Japão, fica na quarta posição, o que significa notavelmente que as 4 primeiras cidades da lista não mudaram em comparação ao ranking do ano passado.
As melhores cidades do mundo para 2024
- Londres, Inglaterra
- Paris, França
- Nova Iorque, EUA
- Tóquio, Japão
- Singapura
- Dubai, Emirados Árabes Unidos
- São Francisco, EUA
- Barcelona, Espanha
- Amsterdã, Holanda
- Seul, Coreia do Sul
Fonte: Time Out