O número de jovens e crianças no Japão diagnosticados com anorexia nervosa, um transtorno alimentar, continuaram altos no 3º ano após o surto de covid-19, mostrou uma pesquisa de um instituto ligado ao governo.
A anorexia nervosa é um transtorno em que pessoas têm peso corporal anormalmente baixo como resultado de dieta excessiva ou vômitos após consumir comida. Pessoas que sofrem de anorexia enfrentam riscos de a condição afetar suas vidas diárias.
O número de casos de anorexia nervosa entre crianças aumentou cerca de 50% no ano fiscal de 2020, quando a crise do coronavírus começou, a partir de 2019.
Casos no ano fiscal de 2022 foram 40% mais altos do que o nível de 2019, antes da pandemia, de acordo com a pesquisa realizada pelo Centro Nacional para Saúde e Desenvolvimento Infantil.
O governo rebaixou a covid-19 para categoria V, a qual também inclui a influenza sazonal, sob a lei de controle de doenças infecciosas em maio deste ano, e restrições sobre movimentação relacionadas ao coronavírus foram suspensas.
Mesmo assim, é incerto quando os impactos físicos e mentais da pandemia prolongada vão abrandar. O centro continua a pedir que consideração cuidadosa seja dada às crianças.
Fonte: Nippon, Jiji