A Coreia do Norte disse nesta quinta-feira (30) que o satélite espião militar do país tirou fotos de instalações militares dos EUA em San Diego e no Japão, assim como no Canal de Suez no Egito.
O líder Kim Jong-un analisou na quarta-feira (29) as fotos de satélite tiradas quando recebeu um relatório de operações do Centro de Controle Geral de Pyongyang da Administração de Tecnologia Aeroespacial Nacional, de acordo com a Agência Central de Notícias Coreana (KCNA).
O satélite tirou fotos da Base Naval de San Diego na Califórnia às 2h24 de quarta-feira, da Base da Força Aérea de Kadena na província de Okinawa às 10h16 e do Canal de Suez do Egito às 16h36, disse a KCNA.
A Coreia do Norte lançou o satélite espião Malligyong-1 em um novo tipo de foguete Chollima-1 na semana passada após duas tentativas falhas em maio e agosto, respectivamente. O país prometeu lançar mais outros satélites dentro de um curto período de tempo.
O país no leste da Ásia afirmou que o satélite espião também registrou imagens da Casa Branca, do Pentágono e de principais instalações militares na Coreia do Sul e territórios dos EUA de Guam e Havaí, contudo, o Norte não divulgou fotos de satélite relativas.
Fonte: Yonhap