Autoridades da saúde na Croácia ordenaram que a Coca-Cola realizasse o recall de alguns de seus produtos e proibisse temporariamente suas distribuições, após vários casos de intoxicação terem sido reportados em 3 cidades no país.
“No interesse de saúde pública e a fim de proteger a saúde das pessoas, devido à suspeita na segurança de alimentos, a inspetoria de saúde proibiu temporariamente que a companhia comercial distribuísse no mercado e ordenou o recall de produtos suspeitos”, anunciou a Inspetoria Geral Croata em um comunicado de imprensa.
Amostras de várias bebidas distribuídas pela Coca-Cola Croatia, água mineral e Coca-Cola, estão atualmente sendo analisadas em laboratório no Instituto Croata para Saúde Pública, acrescentou o comunicado.
A Inspetoria Geral não especifica quantos produtos são cobertos por essa decisão, mas a companhia multinacional diz que decidiu retirar “temporariamente” uma série de produção da bebida original Coca-Cola, assim como 2 séries de água mineral borbulhante.
No sábado (3) um jovem de 19 anos foi hospitalizado na cidade de Rijeka após, aparentemente, consumir uma bebida suspeita em um café.
O ministro croata da Saúde, Vili Beros, também diz que houve vários outros casos de intoxicação registrados em Zagreb e Varazdin.
Beros diz que o jovem de 19 anos está em condição “estável”, mas está sofrendo “ferimentos graves, incluindo danos no trato digestivo”, alegadamente causados por substâncias “corrosivas”.
Outras 8 pessoas deram entrada em hospitais, principalmente em Zagreb, mas a maioria tem “sintomas relativamente leves”.
Fonte: Euronews