Urso flagrado por uma câmera de segurança (Tokai TV)
Os ursos negros asiáticos estão sendo vistos nas cidades da região Tokai, especificamente nas províncias de Gifu e Aichi.
Publicidade
Na terça-feira (14), a polícia de Ena (Gifu) distribuiu panfletos de alerta e também pequenos sinos para proteção contra os ursos, no Castelo de Iwamura.
A cidade está em alerta máximo desde que um pequeno urso apareceu em um posto de gasolina, em outubro.
Polícia de Ena distribui sinos contra ursos (Tokai TV)
Desde abril deste ano a prefeitura recebeu 19 relatos de avistamentos desse animal silvestre. Segundo um levantamento do governo da província de Gifu, o número de avistamentos é o dobro em relação ao mesmo período do ano anterior, pois são 436 relatos este ano contra 221 no ano passado.
Ursos em Aichi
Em todo o país, os ursos estão sendo vistos em áreas urbanas. Um desses foi visto na cidade de Inuyama (Aichi), na segunda-feira (13). “Vi um urso 10 minutos atrás. É maior do que um ser humano adulto. Não fui mordido”, disse a pessoa que fez a denúncia pelo 110.
A ocorrência foi perto da ponte sobre o Lago Iruka. “Levei um susto e senti que iria morrer”, disse o homem para a reportagem da Tokai TV.
Desde abril de 2023, têm sido vistos ursos na região Mikawa (Toyota, Okazaki e outras cidades). Mas, depois se estendeu também para a região Owari (Inuyama, Kasugai e Seto).
Urso no posto de gasolina (Tokai TV) e mapa das regiões de Aichi (Gov. Prov. Aichi)
“A energia (usada para a hibernação) é armazenada na forma de gordura. Como precisam dessa gordura em um curto período de tempo, podem se movimentar em ampla área em busca de alimentos, além de terem forte apetite”, explicou o professor Makoto Asano, da Universidade de Gifu.
Cuidado com os ursos, especialmente se mora perto de locais onde há florestas, ou durante o lazer como a pescaria ou caminhada nas trilhas.
Na região Owari, mais concentração em Seto, e nas demais cidades da região Mikawa, a quantidade é grande (Tokai TV)
Fonte: Tokai TV