No ano fiscal de 2024, o governo planeja exigir que viajantes de 6 países realizem testes de tuberculose (TB) antes de entrar no Japão para estadas que excedam 3 meses, disse o ministro da Saúde Keizo Takemi.
Os 6 países são Filipinas, Vietnã, China, Indonésia, Nepal e Myanmar, disse Takemi em 16 de novembro, acrescentando que muitos pacientes de TB no Japão vêm dessas nações.
Takemi estava respondendo a uma pergunta de Kozo Akino, membro do parceiro de coalizão dominante Komeito, em uma reunião do Comitê da Câmara dos Conselheiros sobre Saúde, Trabalho e Bem-Estar
As pessoas nesses países serão solicitadas a realizarem testes de TB em instituições médicas designadas pelo governo japonês antes de viajarem ao Japão. Se testarem positivo, vistos não serão emitidos.
Devido ao crescente número de pacientes com TB de nacionalidade estrangeira no Japão, o ministério decidiu em 2018 introduzir o teste, mas o plano sofreu atraso.
“Estamos fazendo os preparativos para implementação assim que possível”, disse Takemi.
“Esperamos começar no próximo ano fiscal”.
De acordo com o Ministério da Saúde, 10.235 novos pacientes de TB estavam registrados no Japão em 2022.
Entretanto, desde 2021, o número de tais pacientes diminuiu para menos de 10% a cada 100 mil na população, tornando o Japão um país “de baixa endemia” para TB como classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Mesmo assim, 11,9% de novos pacientes de TB são do exterior, e a proporção continua a subir.
Também houve casos de pessoas de países com altas taxas de TB que desenvolveram a doença no Japão. A tuberculose, que é resistente a medicamentos, também se tornou um problema no exterior.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
Fonte: Asahi. Biblioteca Virtual em Saúde