No fim da tarde de terça-feira (28), um javali apareceu no pátio de uma escola primária da cidade de Yamanashi (província homônima), assustando as 4 crianças, mas nenhuma delas foi ferida.
Por volta das 16h40 do dia anterior, segunda-feira, um professor de uma outra escola na mesma cidade ligou para a polícia para informar de um javali que estava no pátio.
No ano passado não foi relatado nenhum avistamento de javali nas áreas das escolas de Yamanashi, mas já somam 9 casos este ano.
Por volta das 7h de terça-feira, um morador da cidade de Minami Alps (Yamanashi) viu um javali em uma propriedade agrícola.
Um javali foi visto também em Kita-ku, cidade de Okayama (província homônima), em 25 deste mês. Depois de passear pelas ruas, se escondeu entre umas bicicletas. Os membros da associação de caçadores foram acionados pela polícia, mas não foi possível capturar o animal silvestre.
Na cidade de Sendai (Miyagi), a população está em alerta com os avistamentos de javali, o qual destrói jardins das casas, devasta as plantações agrícolas e anda pela cidade.
No dia 23 deste mês um javali surgiu em Wakabayashi-ku, Sendai, testemunhado por várias pessoas. Invadiu uma escola por volta das 8h30 e quebrou os vidros de 3 portas, tanto do prédio principal quanto do ginásio esportivo.
A polícia de Miyagi informou que vem recebendo muitas denúncias, chegando a dezenas de casos, com danos, como chocar contra o carro e os transeuntes nas calçadas.
A polícia recomenda que ao avistar um javali, não se aproxime dele nem faça barulho e mantenha distância com calma.
Fontes: JNN, UTY e ANN