Menina de 10 anos morre após contrair ‘ameba comedora de cérebro’

A Naegleria fowleri, também conhecida como ‘ameba comedora de cérebro’, mata 97% de suas vítimas.

Ilustração em 3D da Naegleria fowleri, também conhecida como ‘ameba comedora de cérebro’ (banco de imagens)

Uma menina na Colômbia morreu após contrair uma ameba comedora de cérebro quando nadava em uma piscina.

Publicidade

Stefanía Villamizar González, de 10 anos, estava de férias com sua família em junho quando se queixou de dor de ouvido, apresentando febre e vômito.

Embora os sintomas tenham cessado quando ela retornou para casa, 2 semanas depois ela não conseguia levantar da cama e começou a ter convulsões. Uma semana se passou e ela faleceu.

Especialistas acreditam que isso foi causado pela Naegleria fowleri, também conhecida como ameba comedora de cérebro, a qual geralmente se esconde em água doce, embora casos tenham sido ligados a parques aquáticos e piscinas.

Ela mata 97% de suas vítimas.

A mãe de Stephanía, Tatiana González, acredita que a filha tenha contraído a ameba pelo nariz quando brincava na água.

“Compartilhamos nossa história para que outras crianças e famílias não passem pelo mesmo que nós”, disse um parente próximo da menina à mídia local.

“Estamos destruídos e devastados”, disse.

Stefanía era jogadora de tênis, skatista e dançarina de balé que sonhava em se tornar ginasta.

O gerente de operações do hotel onde acredita-se que Stefanía tenha contraído a ameba prometeu reforçar os padrões de segurança.

A mídia local não mencionou acusações criminais.

Uma ameba é um animal unicelular minúsculo que pode ser encontrado em água doce quente como lagos e rios. Ela não pode sobreviver em água salgada e não passa de pessoa para pessoa.

A Naegleria fowleri infecta as pessoas ao entrar através do nariz e seguir pelo nervo olfatório até cérebro, onde ela causa inflamação grave e danos.

Sintomas incluem dores de cabeça, febre, náusea e vômitos. A morte pode ocorrer cerca de 5 dias depois após o início dos sinais.

Apenas 4 pessoas, de mais de 150 nos EUA que contraíram a ameba entre 1962 e 2023, sobreviveram.

Fonte: Daily Mail

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Wasabi é eficaz em melhorar a memória de idosos, mostra estudo

Publicado em 28 de novembro de 2023, em Sociedade

Uma pesquisa descobriu que o hexaraphane – um componente encontrado no wasabi – ajuda a melhorar as memórias esporádica e de trabalho de idosos.

O wasabi é um tempero japonês tradicional e condimento popular no sushi (banco de imagens)

Um estudo recente descobriu que o wasabi, um tempero japonês tradicional e condimento popular no sushi, pode ser benéfico na melhoria da memória dos idosos e habilidades cognitivas.

Publicidade

A pesquisa, conduzida em conjunto pela fabricante de alimento japonesa Kinjirushi e a Universidade de Tohoku, focaram em um tipo de óleo de mostarda chamado hexaraphane encontrado em pequenas quantidades nas raízes da planta e rizomas (caules).

A pesquisa investigou se o composto, já conhecido por ter efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios no corpo, tem um impacto positivo na função cognitiva para adultos saudáveis com idade igual ou superior a 60 anos.

No total, 72 adultos saudáveis com idades entre 60 e 80 foram divididos em 2 grupos para a pesquisa, com um consumindo 0,8 miligramas de hexaraphane como suplemento diário – equivalente a 5 gramas de wasabi – por 12 semanas, enquanto o outro recebeu placebo*.

Testes cognitivos pós-teste mostraram que o grupo que consumiu o suplemento apresentou uma melhoria significativa em suas memórias esporádica e de trabalho comparados ao grupo do placebo.

Melhorias cognitivas foram particularmente evidentes em termos de suas habilidades em processar conversações curtas, executar cálculos simples e corresponder nomes a faces.

As descobertas foram publicadas em 30 de outubro na edição online do jornal europeu Nutrients.

A Kinjirushi disse que está explorando a possibilidade de usar a descoberta para desenvolver novos produtos destinados à melhoria de memória.

*Um placebo é elaborado para ter a aparência exata de um medicamento real, porém é composto por substâncias químicas inativas, como amido e açúcar.
Fonte: Japan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!