O número de visitantes estrangeiros no Japão excedeu os níveis pré-pandemia em outubro, mostraram dados oficiais na quarta-feira (15), marcando uma recuperação completa nas chegadas pela 1ª vez desde o relaxamento de controles de fronteira no ano passado.
Dados da Organização Nacional de Turismo do Japão (JNTO) mostraram que o número de visitantes estrangeiros a negócios e lazer aumentou para 2,52 milhões no mês passado dos 2,18 milhões em setembro.
Os números de visitantes melhoraram para 100,8% dos níveis vistos em 2019 antes do surto de Covid-19 ter levado a cortes de viagens em todo mundo.
O Japão encerrou algumas das medidas de fronteira mais rigorosas do mundo em outubro de 2022 quando ele retomou viagens sem necessidade de visto para muitos países, e continuou a eliminar todos os controles em maio.
As chegadas excederam 2 milhões para cada um dos 5 meses até outubro, impulsionadas pela desvalorização do iene que torna o Japão um destino de barganha.
Os números de outubro foram auxiliados por uma recuperação nos voos internacionais para 80% dos níveis pré-pandemia, assim como forte demanda do Sudeste Asiático, América do Norte, Europa e Austrália, disse a JNTO.
Viajantes do Canadá, México e Alemanha alcançaram altas de todos os tempos para qualquer mês.
As chegadas de outras nações ajudaram a compensar uma recuperação lenta no número de visitantes da China continental, o qual ainda está 65% abaixo dos números de outubro de 2019. Naquele ano, os chineses contavam por cerca de um terço de todos os viajantes e 40% de todos os gastos com turismo do Japão.
Quase 20 milhões de visitantes chegaram ao Japão nos primeiros 10 meses de 2023, mostraram dados da JNTO, comparados com o recorde de aproximadamente 32 milhões em todo o ano de 2019.
Fonte: Asia Nikkei