Na assembleia geral do Bureau Internacional de Exposições (BIE) que se realizou na terça-feira (28), em Paris, França, o representante da Rússia pediu a palavra após a apresentação do representante japonês, queixando-se de que “não houve comunicação suficiente com os organizadores” e anunciou a retirada da Expo 2025, a qual será realizada em Osaka.
A desistência da Rússia na Expo 2025 Osaka-Kansai foi vista como uma resposta à postura do Japão e de outros países em relação à invasão da Ucrânia.
Essa assembleia geral foi realizada para decidir o país que sediará a Expo 2030.
A Rússia pretendia sediá-la em Moscou, mas após a invasão à Ucrânia, decidiu retirar a candidatura em maio do ano passado. Nessa ocasião, argumentou que não poderia esperar uma avaliação justa e imparcial devido às campanhas contra ela, feitas pelos países ocidentais.
“Alguns Estados-membros estão exibindo uma atitude que mina os princípios da Expo, como o fortalecimento dos laços econômicos e humanitários internacionais”, disse o representante da Rússia, expondo o motivo da retirada da candidatura.
Em relação à escolha da cidade sede da Expo 2030, a eleita foi Riad, capital da Arábia Saudita, a qual derrubou as rivais, Seul e Roma.
Fontes: JNN e ANBA