Surto de adenovírus em Tokai e Tóquio, excedendo o nível de alerta

O surto de adenovírus costuma ocorrer no verão, com pico em julho e agosto. Mas, pela primeira vez está acontecendo na estação fria e no nível jamais visto.

Criança com suspeita de infecção pelo adenovírus sendo examinada pelo pediatra (CBC TV)

Segundo as informações de segunda-feira (20), as províncias de Gifu e Mie excederam o nível de alerta 3.0 em relação ao adenovírus, chamado popularmente de “febre da piscina” no Japão (プール熱). 

Publicidade

O adenovírus causa infecções respiratórias, gastroenterite e conjuntivite, principalmente nas crianças.

O nível de alerta foi excedido nas duas províncias pela primeira vez, no período de 6 a 12 de novembro, desde 1999, ano em que começaram as estatísticas. O mesmo aconteceu em Tóquio e, segundo as informações, os surtos costumam acontecer em julho e agosto, no verão, mas nunca chegaram nesse nível.

Média nacional de 2,45 pacientes/clínica e as curvas dos anos anteriores mostram que nunca chegou nesse nível, desde 1999 (CBC TV)

Por causa desse surto de adenovírus, a governadora de Tóquio, fez um pronunciamento pedindo à população cuidados preventivos. “A desinfecção com álcool não é muito eficaz. Por favor, tomem precauções para prevenir infecções, como lavar as mãos em água corrente”, disse Yuriko Koike.

O vice-presidente do Hospital de Mie, o médico Hide Suga, disse para a reportagem da CBC TV o mesmo que a governadora, ressaltando a importância da lavagem das mãos.

Sintomas da infecção pelo adenovírus e cuidados eficazes

Os sintomas causados pela infecção do adenovírus são dor de garganta (faringite), conjuntivite e febre alta de até 39ºC, que duram até uma semana. Além disso, a pessoa infectada pode perder o apetite e ter dor de cabeça por 3 a 7 dias, mais a conjuntivite, com aumento de lacrimejamento e visão ofuscada.

O médico destaca que durante o período da pandemia do coronavírus as pessoas tomavam mais cuidado, como uso da máscara, faziam lavagem das mãos e evitavam o contato próximo. Depois, com o relaxamento, essas medidas preventivas foram abrandadas.

Com o aumento repentino de crianças com esse diagnóstico, há possibilidade de infecção dentro de casa, por isso, é importante não compartilhar as toalhas, principalmente as das mãos. E reiterou a importância de lavar mais as mãos.

Fontes: Tokyo Shimbun e CBC TV 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japão vai exigir testes de tuberculose para viajantes de 6 países

Publicado em 21 de novembro de 2023, em Sociedade

Os 6 países são Filipinas, Vietnã, China, Indonésia, Nepal e Myanmar. De acordo com o ministro da saúde Keizo Takami, muitos pacientes de TB no Japão vêm dessas nações.

Frasco de teste de tuberculose e Mycobacterium tuberculosis  que causa a doença (ilustrativa/banco de imagens)

No ano fiscal de 2024, o governo planeja exigir que viajantes de 6 países realizem testes de tuberculose (TB) antes de entrar no Japão para estadas que excedam 3 meses, disse o ministro da Saúde Keizo Takemi.

Publicidade

Os 6 países são Filipinas, Vietnã, China, Indonésia, Nepal e Myanmar, disse Takemi em 16 de novembro, acrescentando que muitos pacientes de TB no Japão vêm dessas nações.

Takemi estava respondendo a uma pergunta de Kozo Akino, membro do parceiro de coalizão dominante Komeito, em uma reunião do Comitê da Câmara dos Conselheiros sobre Saúde, Trabalho e Bem-Estar

As pessoas nesses países serão solicitadas a realizarem testes de TB em instituições médicas designadas pelo governo japonês antes de viajarem ao Japão. Se testarem positivo, vistos não serão emitidos.

Devido ao crescente número de pacientes com TB de nacionalidade estrangeira no Japão, o ministério decidiu em 2018 introduzir o teste, mas o plano sofreu atraso.

“Estamos fazendo os preparativos para implementação assim que possível”, disse Takemi.

“Esperamos começar no próximo ano fiscal”.

De acordo com o Ministério da Saúde, 10.235 novos pacientes de TB estavam registrados no Japão em 2022.

Entretanto, desde 2021, o número de tais pacientes diminuiu para menos de 10% a cada 100 mil na população, tornando o Japão um país “de baixa endemia” para TB como classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mesmo assim, 11,9% de novos pacientes de TB são do exterior, e a proporção continua a subir.

Também houve casos de pessoas de países com altas taxas de TB que desenvolveram a doença no Japão. A tuberculose, que é resistente a medicamentos, também se tornou um problema no exterior.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.

Fonte: Asahi. Biblioteca Virtual em Saúde

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão