Às 23h47 de sexta-feira (3) no horário local ou 3h02 de sábado (4) no horário de Tóquio, ocorreu um terremoto de magnitude preliminar de 5,6 na região oeste do Nepal, segundo informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
Mais tarde, o Indian Times informou que o forte e destruidor terremoto foi de magnitude 6,4, conforme divulgação do Centro Sismológico Nacional do Nepal, com epicentro a 42km ao sul de Jumla, a 17,9km de profundidade. O forte tremor foi sentido também em Katmandu e nos distritos vizinhos, e até mesmo em Nova Delhi, na vizinha Índia.
Segundo a imprensa local, até o meio-dia de sábado (4) no Japão, foram confirmadas 128 mortes e calcula-se mais de 500 feridos. A imprensa local mostrou diversas casas desabadas e pessoas nas ruas. Também foram constatados deslizamentos em decorrência do forte terremoto.
O primeiro-ministro do Nepal, Pushpa Kamal Dahal, disse que as equipes da agência de segurança do país foram mobilizadas para o socorro. “Nossos pensamentos estão com as famílias enlutadas e desejamos aos feridos uma rápida recuperação”, declarou. Ao amanhecer, ele partiu de avião para visitar as áreas mais afetadas.
“A Índia é solidária com o povo do Nepal”, declarou o primeiro-ministro Narendra Modi após o terremoto devastador.
Um terremoto de magnitude 7,8 em 2015 no Nepal matou cerca de 9 mil pessoas e danificou cerca de um milhão de estruturas.
Veja um dos posts no X.
More then 128 people died and above 500 were injured after a strong 6.4 magnitude earthquake in Nepal… #Nepal #NepalEarthquake #earthquakenepal #earthquake #BREAKING_NEWS #latestnews #NepalNews #Jajarkot #Kathmandu pic.twitter.com/6c4MILmvaY
— Vikas Bailwal (@VikasBailwal4) November 4, 2023
Fontes: USGS, Yomiuri, Times of India e News Sky