Alimentos que aceleram e retardam o envelhecimento

Através de certos alimentos é possível determinarmos o aumento do envelhecimento precoce, como também o seu retardo.

Imagem ilustrativa

O envelhecimento corresponde ao processo natural que passamos de nos tornar velhos, e experimentamos várias alterações fisiológicas e morfológicas em nosso organismo, produzidas com o passar do tempo, como desidratação e perda da elasticidade da pele, perda de colágeno nos músculos, aparecimento de rugas, diminuição de massa muscular esquelética e aumento de massa gorda, aumento da inflamação no organismo, redução de produção hormonal, entre outros.

Publicidade

Há tipos de alimentos que aceleram ainda mais esse processo, tais como frituras, como batata frita e nuggets; carne bovina, tanto in natura como processada, em forma de bife frito ou churrasco; gordura hidrogenada e trans, encontrados nos alimentos industrializados ultraprocessados como bolacha cream cracker, lamén, embutidos, como peito de peru, linguiça e presunto e excesso de sódio e açúcar refinado, encontrados nos bolos, balas, e bebidas açucaradas.

Tais alimentos aumentam a excreção do corpo de nutrientes importantes como cálcio, reduzindo a densidade óssea, nos inflamam potencialmente, a ponto de elevar os níveis de hormônios do stress, como o cortisol, e reduzem a produção direta dos hormônios do prazer, bem estar como melatonina, serotonina e dopamina. São conhecidos como ativadores de cascatas inflamatórias, trazendo como consequência dores, predisposição a aparecimentos de doenças autoimunes, doenças cardiovasculares e ao câncer.

Já os alimentos ricos em antioxidantes e anti-inflamatórios potentes possuem a capacidade de reduzir os efeitos do envelhecimento precoce, através da diminuição do stress dos radicais livres, que são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, além de proteção ao sistema imunológico, aumento da massa magra, colágeno, hidratação, e melhora das funções cerebrais como memória e reflexo.

Alimentos que valem a pena introduzir diariamente para prevenção do envelhecimento

Frutas vermelhas: morango, melancia, goji berry, blueberry, groselha, pitanga, acerola, tomate

– Uvas roxas, vinho tinto e suco de uva integral;

– Nozes, amêndoas, castanhas e amendoim;

– Frutas cítricas: laranja, tangerina, umbu, abacaxi;

– Azeite de oliva extra virgem com ph ácido, abaixo de 0.8;

– Proteínas de alta qualidade: carnes brancas como peixes e frango, frutos do mar, como camarão e lula, ovos, leites e derivados baixo em gordura;

– Grãos integrais: arroz integral, aveia, quinoa, que são ricos em antioxidantes como vitamina E e Selênio;

– Chá verde, chá preto, vermelho: Ricos em catequinas, ajudam a diminuir o envelhecimento celular.

Além disso, é fundamental destacar a importância do acompanhamento nutricional, pois a nutricionista pode fornecer orientações personalizadas para garantir que estamos obtendo a quantidade adequada de antioxidantes e outros nutrientes essenciais para o nosso bem-estar a longo prazo.

Nutricionista Silvia Tsutsumi –  WhatsAppInstagram

Veja também: Como lidar com a fome emocional

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

WhatsApp - Instagram

Para quem busca orientações sobre nutrição e planos de dietas alimentares personalizados, entre em contato com a Silvia. Faça uma consulta e tenha suporte de uma profissional qualificada. Há planos específicos para quem mora no Japão.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Nutricionista Silvia Tsutsumi


– Pós-graduada em Nutrição do Nascimento a Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo – SP
– Formada em Nutrição há 14 anos, onde concluí com Honra e Mérito, sendo homenageada como 1º lugar no curso pela Reitoria.
Tive a oportunidade de viver uma experiência incrível trabalhando em uma creche no Japão. Essa experiência me permitiu aprender muito sobre alimentação saudável, principalmente para crianças.
Atualmente moro no Brasil, atendendo via teleconsulta brasileiros que moram em diversos países, mas em especial no Japão. Hoje mais de 1000 vidas foram transformadas.

WhatsApp: +55 11 97315-7409 (toque para conectar)

Site: www.nutricionistasilviatsutsumi.com

Instagram: @nutricaovivida

Twitter: @Nutricaovivida

Facebook: Nutrição Vivida

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Calor fora do normal no fim de semana

Publicado em 4 de novembro de 2023, em Tempo

Previsão do tempo indica temperaturas altas no fim de semana, e chuva na segunda e terça.

Imagem: Nikkei

Esta sexta-feira (3) foi excepcionalmente quente em muitas partes do país, sendo um dia relativamente quente, de até 30°C em Okinawa, e  temperaturas de mais de 25°C em muitos outros lugares. Espera-se que alguns lugares apresentem temperaturas de 25°C ou mais no sábado (4).

Publicidade

De acordo com a Agência Meteorológica do Japão (AMJ), todo o arquipélago foi coberto por uma zona de alta pressão e céu limpo, com sol forte e altas temperaturas.

Espera-se que o tempo esteja ensolarado e mais quente em muitas regiões do Japão no sábado, com as temperaturas chegando a:

  • 27°C nas cidades de Shizuoka, Kumamoto e Kagoshima
  • 26°C em Toyama, Yokohama, Quioto, Fukuoka e outras cidades
  • 25°C em Fukushima, centro de Tóquio, Osaka e outras cidades

Previsão do tempo para a próxima semana (Imagem: Weather News)

Por outro lado, devido à influência de um sistema de baixa pressão em desenvolvimento e de um sistema frontal, as condições atmosféricas se tornarão instáveis, principalmente no norte e em regiões ao longo do Mar do Japão ao leste do país.

Uma frente fria passará sobre o arquipélago japonês de segunda (6) a terça (7), e se espera chuva em uma ampla área após o fim de semana. O tempo se estabilizará em seguida. Após a passagem da frente fria, espera-se que um sistema de alta pressão se desenvolva, de modo que o tempo deverá voltar a esquentar em muitas áreas, principalmente no oeste e no leste do Japão.

Fonte: NHK e Weather News

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!