Um jardim japonês é um jardim paisagístico que agrega de forma harmônica elementos da vasta cultura japonesa, criando uma atmosfera de tranquilidade e alegria. Para isso, ornar plantas que remetem ao país é essencial.
Com isso, existem diversas opções de flores orientais que podem ser perfeitas para a construção de um belo jardim japonês. Confira algumas delas abaixo:
Camélia
Um exemplo de flor oriental que combina muito bem com jardins japoneses são as camélias. Estas flores são capazes de formar grandes arbustos, podendo atingir até seis metros de altura. Elas podem ser encontradas em diversas cores, adaptando-se bem quando plantadas em vasos. Delicadas, principalmente devido ao tamanho, podem ser utilizadas como cercas vivas, dependendo do arranjo feito no próprio jardim.
Orquídea Cymbidium
Nativa das mais variadas regiões da Ásia, esta é uma das espécies mais tradicionais de orquídeas, sendo uma ótima opção devido à sua adaptabilidade e beleza únicas. Elegantes, podem ser encontradas em várias cores, como branco, rosa, amarelo e verde. Com um formato simétrico, podem formar lindos arranjos no jardim japonês em formação. Podem ser cultivadas tanto em jardins quanto em vasos.
Viburno
De origem japonesa, as flores de viburno são pequenas e muito perfumadas. As folhas, por sua vez, apresentam uma tonalidade mais escura e espessa. Assim como as camélias, ficam belas como cercas vivas. As flores se destacam pelo perfume e são encontradas em variações de branco e rosa-claro. Para quem deseja ter um jardim japonês em regiões mais frias, é uma ótima opção, pois suporta bem temperaturas mais baixas.
Hortênsia
Uma das mais tradicionais, a hortênsia tem origem asiática e forma lindos arbustos de buquês. Entretanto, a beleza dessas flores não suporta climas muito quentes. Elas são grandes e vistosas, chamando atenção pelas pequenas flores agrupadas, que têm uma linda coloração. Inclusive, são muito apreciadas justamente por trazerem um ar mais colorido para o jardim em desenvolvimento.
Glicínia
É uma trepadeira lenhosa conhecida por seus espetaculares cachos de flores pendentes e perfumadas. Esta planta é cultivada principalmente por suas características ornamentais e é frequentemente usada para decorar pérgolas, treliças e paredes. Originada no Japão e na China, apresenta lindos tons de lilás, branco e roxo. Para quem gosta da presença de animais perto do jardim, o perfume delicado costuma atrair borboletas e beija-flores.
Alpínia zerumbet
Apreciada pelas folhas coloridas, é muito conhecida na região do leste asiático, como Japão e China. A alpínia zerumbet forma algumas espirais ao longo do caule, produzindo cachos de flores pequenas, delicadas e muito coloridas. O cheiro se assemelha ao cheiro do limão. É de fácil cuidado e muito utilizada no paisagismo pela sua praticidade e beleza.
Para criar um jardim japonês, todos os elementos devem ser muito bem pensados e estar em harmonia. Essas flores citadas são facilmente encontradas em floriculturas. Basta um rápido passeio na floricultura mais próxima para encontrar a que mais agrada e a melhor opção para o jardim dos sonhos.
Jardins japoneses são muito utilizados não apenas para proporcionar beleza, mas também para criar um espaço de contemplação, meditação e transmitir paz.