Na maioria dos países ocidentais, o final do ano vem acompanhado das celebrações do Natal e do Ano Novo. Esta tradição está intrinsecamente ligada ao cristianismo e é uma das datas mais importantes para o comércio. Porém, nos países orientais, a celebração tem motivações que não são religiosas e vem caindo no gosto dos japoneses nas últimas décadas.
A origem do Natal no Japão
O Natal no Japão está desvinculado da religião, tendo em vista que o cristianismo só chegou ao país no século XVI, através da imigração dos espanhóis e portugueses. O Natal, como é conhecido atualmente, só começou a ser comemorado de fato pelos japoneses na década de 1980, principalmente por motivos relacionados à economia e ao comércio.
Como é o Natal no Japão?
Como a grande maioria dos japoneses são adeptos do Xintoísmo e do Budismo, o natal no Japão possui um significado diferente para eles, que celebram principalmente o amor e o romance entre os casais, sendo muito semelhante ao Dia dos Namorados. Também é muito comum amigos se encontrarem em bares no dia 24, véspera do natal, para realizarem uma confraternização.
Porém, com a grande globalização do mundo nas últimas décadas, os japoneses também se tornaram adeptos a todo o conceito estético ocidental do Natal. Assim, a comemoração tem incluído iluminação das casas, árvores decoradas, pessoas vestidas de Papai Noel e a realização da tradicional ceia de natal. Alguns também adotam outras tradições ocidentais, como a troca de presentes entre familiares na data, além de reunir toda a família no sofá da sala para passarem a data juntos.
Uma tradição que muitos japoneses têm é a de comer bolo e frango frito na ceia, especialmente os vendidos nas redes de restaurantes do KFC. Essa tradição iniciou-se com Takeshi Okawara, o primeiro dono de uma franquia da loja no país, que investiu em baldes decorativos de natal, o que acabou se popularizando no país.
O Natal não é considerado um feriado nacional, e as pessoas trabalham normalmente, tanto na véspera, quanto no dia. Porém, com a atual popularização da data, e o feriado oficial do dia 23 de dezembro, aniversário do atual imperador do país, muitas pessoas realizam a comemoração antecipadamente.
O comércio local também se beneficia muito da data e aposta em decorações e atrativos, para tornar a data cada vez mais presente na vida dos japoneses. Parques como a Disney e a Universal Studio Japan também realizam atrações especiais na data, que atrai muitos frequentadores.