Se gosta dos espetáculos no céu, como contemplar uma chuva de meteoros, acontece em dezembro uma das 3 principais do ano, como as Perseidas. Trata-se das Gemínidas, a última do ano.
Segundo o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), durante o período de pico, o número estimado de meteoros que podem ser vistos por hora é de 45 até 70 quando observados em um local escuro do céu noturno. Este número esperado de meteoros é o maior dos últimos anos e as condições para vê-las parecem ser perfeitas, com céu estrelado e Lua Nova, com pouca interferência do luar.
Há uma chance de ver as “estrelas cadentes” desde o anoitecer até antes do amanhecer. No entanto, o NAOJ recomenda a partir das 21h até as 2h, como horário para vê-las em grande quantidade. Embora até 17 seja possível vê-las, tome nota do ponto alto das Gemínidas no Japão: 13 a 15 de dezembro, segundo o NAOJ.
Bem agasalhado para esse evento astronômico, antes da despedida do ano de 2023, parece ser uma ocasião perfeita para fazer os pedidos para 2024.
Fontes: NAOJ e WeatherNews