Vanuatu teve um forte terremoto, de magnitude preliminar de 7,3 ocorrido a uma profundidade de 35 quilômetros, às 21h56 de quinta-feira (7), horário de Tóquio. O epicentro foi a 338 quilômetros de Port Villa, capital, e a 123 km de Isangel.
Foi emitido alerta de tsunami pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico: “são possíveis ondas perigosas dentro de 300 quilômetros do epicentro ao longo das costas de Vanuatu e Nova Caledônia”.
O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu alertou os residentes da província de Tafea, no extremo sul, para tomarem medidas de precaução, se afastando da costa para os locais mais elevados.
Não há relatos de danos humanos ou materiais em consequência do forte terremoto e do tsunami. O alerta foi retirado mais tarde.
Depois, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) corrigiu a magnitude para 7,1.
Os terremotos são comuns em Vanuatu, um arquipélago de baixa altitude com 320 mil habitantes que se estende pelo sísmico Anel de Fogo.
Um terremoto de magnitude 6,7 abalou o norte de Vanuatu em novembro, com as autoridades alertando que “pequenas ondas de tsunami” foram detectadas por equipamentos de monitoramento oceânico.
Fontes: News Digest, USGS e Hindustan Times