Moeda japonesa valorizada temporariamente a 141 ienes em relação ao dólar

A uma certa altura no mercado de câmbio de Nova Iorque, a moeda japonesa chegou a ¥141/dólar, o que não acontecia há 4 meses.

Imagem ilustrativa da NHK

No mercado de câmbio de Nova Iorque, Estados Unidos, na tarde quinta-feira (7), horário local, e manhã de sexta-feira (8), horário de Tóquio, a taxa de câmbio do iene em relação à moeda americana disparou acentuadamente e, a certa altura, chegou ao nível elevado de 141 ienes por dólar. 

Publicidade

Esta é a primeira vez em quatro meses, desde agosto, que o iene se valoriza em relação ao dólar. Depois disso, a moeda japonesa voltou rapidamente para uma direção mais fraca e, na noite de quinta-feira, ficou em torno do nível de 144 ienes

A moeda japonesa tem apresentado movimentos instáveis, uma vez que a compra de ienes e a venda de dólares aumentaram em resposta às declarações do diretor do Banco do Japão, Kazuo Ueda, e a outros fatores, com vista a revisões de política.

“Acho que será ainda mais desafiador do final do ano para o próximo”, disse Ueda, o que sugere que o Banco do Japão não tomará medidas para revisar as suas atuais medidas de flexibilização monetária em grande escala.

“Como as taxas de juro de longo prazo nos Estados Unidos estão numa tendência descendente devido à visão de que a Reserva Federal finalizou o aumento das taxas de juros, as observações do diretor Ueda levaram os investidores a comprar ienes”, explicou um analista de mercado para a NHK.

Fontes: NHK e Nikkei 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Forte terremoto em Vanuatu e alerta de tsunami na área

Publicado em 8 de dezembro de 2023, em Notícias do Mundo

Um forte terremoto abalou algumas ilhas de Vanuatu, situadas na Oceania.

Em vermelho, o epicentro do forte terremoto em Vanuatu (USGS)

Vanuatu teve um forte terremoto, de magnitude preliminar de 7,3 ocorrido a uma profundidade de 35 quilômetros, às 21h56 de quinta-feira (7), horário de Tóquio. O epicentro foi a 338 quilômetros de Port Villa, capital, e a 123 km de Isangel.

Publicidade

Foi emitido alerta de tsunami pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico: “são possíveis ondas perigosas dentro de 300 quilômetros do epicentro ao longo das costas de Vanuatu e Nova Caledônia”. 

O Departamento de Meteorologia e Riscos Geológicos de Vanuatu alertou os residentes da província de Tafea, no extremo sul, para tomarem medidas de precaução, se afastando da costa para os locais mais elevados.  

Não há relatos de danos humanos ou materiais em consequência do forte terremoto e do tsunami. O alerta foi retirado mais tarde.

Depois, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) corrigiu a magnitude para 7,1.

Os terremotos são comuns em Vanuatu, um arquipélago de baixa altitude com 320 mil habitantes que se estende pelo sísmico Anel de Fogo.

Um terremoto de magnitude 6,7 abalou o norte de Vanuatu em novembro, com as autoridades alertando que “pequenas ondas de tsunami” foram detectadas por equipamentos de monitoramento oceânico.

Fontes: News Digest, USGS e Hindustan Times

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!