O líder falou no segundo dia da reunião plenária no dominante Comitê Central do Partido dos Trabalhadores (NHK)
O líder norte-coreano Kim Jong-un pediu aceleração aprofundada para guerra a fim de conter o que ele chamou de ações conflituosas sem precedentes pelos EUA e “suas forças vassalas”.
Publicidade
A Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA) disse na quinta-feira (28) que Kim apresentou orientações políticas para 2024 em um discurso no dia anterior.
O líder estava falando no segundo dia da reunião plenária no dominante Comitê Central do Partido dos Trabalhadores.
No discurso, Kim teria feito referência à situação na península coreana e estabeleceu tarefas para o exército, indústrias de munição e armas nucleares e setores de defesa civil para acelerar ainda mais as preparações de guerra.
Observadores dizem que ele pode ter falado sobre políticas detalhadas em relação a desenvolvimentos nucleares e de mísseis com base no programa de defesa da Coreia de 5 anos, que entra em seu quarto ano em 2024, em uma meta para conter os EUA, Coreia do Sul e Japão.
Kim também teria revelado sua política para expandir cooperação estratégica com o que ele chamou de “países independentes anti-imperialistas” ao lidar com assuntos exteriores e a Coreia do Sul.
A mídia sul-coreana diz que o Norte provavelmente fortalecerá a cooperação com a Rússia, após a cúpula de setembro entre Kim e o presidente Vladimir Putin.
Fonte: NHK