Até mesmo nas áreas onde não costuma nevar tanto, como nas províncias de Saga e Nagasaki, no amanhecer de quinta-feira (21) a paisagem estava branca. Não foi diferente em Toyama, com flocos caindo intensamente.
Até as 11h foram registrados acúmulos de 20 centímetros em Shirakawa (Gifu), 9cm em Kita Hiroshima (Hiroshima) e 6cm em Sado (Ishikawa), mas em ampla área do país foram confirmadas queda de neve.
Conforme as previsões anteriores, o motivo é a forte frente fria sobre o país, especialmente sobre Kyushu e Hokuriku. Só para ter uma ideia, nos dias anteriores a temperatura a 1,5 mil metros de altitude foi de -6ºC, mas desta vez é de -12ºC.
Portanto, a previsão meteorológica indica que nas 24 horas até o começo da tarde de sexta-feira (22), os acúmulos máximos de neve sejam de:
- 70cm em Hokuriku
- 60cm em Hokkaido e Niigata
- 50cm em Tokai, Kansai e Chugoku
- 40cm em Tohoku
- 15cm no norte de Kyushu
- 5cm no sul de Kyushu
Por causa da faixa de nuvens que produzem neve, da Zona de Convergência de Massa de Ar Polar do Mar do Japão (JPCZ), sobre Hokuriku, parte de Kansai e Chugoku, as províncias como Fukui, Ishikawa, Toyama, parte de Quioto, Hyogo e Osaka, Shimane, Yamaguchi e Hiroshima, estarão sob neve pesada até sábado, segundo a previsão da Agência de Meteorologia do Japão (AMJ).
O frio se tornou rigoroso pois as temperaturas máximas caíram para um dígito, de Tokai a Kyushu, como 8ºC em Nagoia, 7ºC em Osaka, 4ºC em Hiroshima e 3ºC em Fukuoka. As cidades de Kobe e Nara tiveram a primeira neve desta temporada, na manhã de quinta-feira.
Pedidos e recomendações por causa da neve e nevasca
A AMJ pede à população que tenha cuidado com os efeitos do acúmulo de neve e no trânsito, nas rodovias com camada de gelo, bem como com os possíveis cortes de energia e avalanches.
Além disso, o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo (MLIT) e a AMJ aconselham as pessoas das regiões com neve intensa que se abstenham de sair sem necessidade urgente. Se for inevitável ter que dirigir, é preciso usar correntes ou pneus de neve. Além disso, antes de sair recomenda-se verificar as condições das estradas a percorrer.
Fontes: AMJ, NHK, JNN, Tenki e WeatherNews