Mais um possível tsunami no Japão pelo forte terremoto nas Filipinas no domingo

A erupção de um vulcão na Indonésia poderia causar tsunami, mas foi por causa de um outro forte terremoto nas Filipinas na noite de domingo.

Toda a costa do Japão sob risco de tsunami ou ligeira alteração da maré (AMJ)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) informou às 20h08 de domingo (3) sobre um possível tsunami ou alteração no nível do mar na costa do Oceano Pacífico

Publicidade

O motivo é o terremoto de magnitude 7,0 ocorrido nas imediações de Mindanao, Filipinas, às 19h36 (horário de Tóquio), ou uma hora menos no horário local. 

De acordo com a AMJ, poderão ocorrer ligeiras alterações no nível da maré no Japão a partir das 21h30, na costa, desde Hokkaido a Okinawa, como resultado deste terremoto, sem receio de danos. É possível que o tsunami ou a alteração no nível perdure por pelo menos meio dia.

A previsão de tsunami inclui a costa das Filipinas e de outros países próximos.

Por volta das 17h40 (horário Tóquio), o Monte Merapi, vulcão localizado em Sumatra, Indonésia, entrou em uma erupção de larga escala, com plumas de 15 mil metros de altura

Por causa dessa ocorrência, a AMJ informou no começo da noite de domingo que estava analisando se haveria consequência de tsunami, quando aconteceu o outro forte terremoto nas Filipinas novamente.

O forte terremoto ocorrido na noite de sábado (2) desencadeou um tsunami nas Filipinas e no Japão.

O X em vermelho foi o epicentro do forte terremoto de mag. 7 nas Filipinas e a faixa em azul na costa do Japão indica possibilidade de tsunami (AMJ)

Fontes: JNN, News Digest, WeatherNews, NHK e AMJ

 

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Alerta de tsunami suspenso na manhã de domingo

Publicado em 3 de dezembro de 2023, em Tempo

Embora o aviso e o alerta tenham sido suspensos, a AMJ pede que continue afastado da costa pois há risco de ligeiras alterações no nível do mar.

Vista aérea de Tahara, em Aichi (CBC TV)

Às 9h de domingo (3), a Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) suspendeu o aviso e o alerta de tsunami, emitido após a ocorrência do forte terremoto de magnitude 7,7 ocorrido às 23h37 de sábado (2), horário Tóquio, nas Filipinas. Mas, avisou que algumas mudanças no nível da maré podem continuar.

Publicidade

Nas Filipinas ocorreu tsunami em algumas ilhas. Segundo o Instituto de Vulcanologia e Pesquisa de Terremotos, foi de 64 centímetros em Surigao del Sur e em Mindanao, 18 centímetros em Bislig, em Surigao del Sur, e 8 centímetros em Mati, em Davao Oriental.

Houve queda de energia elétrica em algumas províncias (ilhas) das Filipinas e até o momento, os relatos são de danos nas edificações. 

Tsunami no Japão

Segundo a AMJ, o tsunami no Japão foi de até 40 centímetros, em horários diversos.

  • 4h27, 40cm em Hachijojima
  • 3h12, 20cm em Amami
  • 4h53, 20cm em Kushimoto (Wakayama)
  • 3h50, 10cm em Nachikatsuura (Wakayama)
  • 4h58, 10cm em Izu (Shizuoka)
  • 7h17, 10cm em Yaizu (Shizuoka)
  • 8h21, 10cm em Numazu (Shizuoka)
  • 6h46, 10cm em Tahara (Aichi)
  • 4h01 e 4h39 em Owase (Mie), de alguns centímetros 

A AMJ informou que embora tenha suspendido o aviso e o alerta, é preciso cautela durante mais um dia, por isso, recomenda se manter afastado da costa.

Suspensão do aviso e alerta de tsunami, às 9h, enviado para o smartphone (reprodução)

Fontes: NTV, NHK, ANN e CBC TV

 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Trabalhe no Tantra Tokyo
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão