Um urso negro japonês, subespécie do urso negro asiático que vive em duas ilhas principais do Japão: Honshu e Shikoku (ilustrativa/Wikimedia Commons- Pelican)
Três pessoas ficaram feridas após serem atacadas por um urso na área de Hakusan (Ishikawa) no sábado (16), de acordo com a cidade e outras entidades.
Publicidade
Esse é o primeiro ataque de urso em dezembro na província de Ishikawa desde 2005, quando os registros começaram a ser mantidos. Especialistas dizem que os ursos estão atrasando o início da hibernação devido ao inverno quente.
De acordo com o governo da cidade e o corpo de bombeiros, uma mulher na faixa dos 70 anos foi atacada por um urso quando selecionava vegetais em sua residência por volta das 9h55 de sábado e sofreu ferimento graves, incluindo uma fratura no osso da face.
Por volta das 13h, um homem na faixa dos 70 anos foi atacado por um urso em um distrito nas proximidades e sofreu ferimentos em seu rosto e braço direito. Por volta das 14h, uma mulher na faixa dos 60 sofreu ferimentos leves em sua face e ombro direito em um outro distrito da cidade.
Aparentemente, as 3 pessoas foram atacadas pelo mesmo urso que também foi visto em um lar para idosos na cidade vizinha de Nonoichi.
O urso foi depois visto entrando em uma residência em Hakusan e capturado com tranquilizante. O animal é um adulto de aproximadamente 1,3m.
“Normalmente, os ursos entram em hibernação em meados de dezembro, mas neste ano, alguns atrasaram o estado de atividade mínima devido ao clima quente”, disse Toru Oi, professor especialmente apontado na Universidade da Província de Ishikawa e um outros especialista em ursos.
“Acredito que o urso desceu para uma área povoada porque não conseguiu encontrar alimento nas montanhas. Ele então se deparou com pessoas ou carros, o que provavelmente fez com que ele entrasse em pânico”.
Fonte: Yomiuri