Aumento do salário médio mensal no Japão

O ministério considera que isso se deve à recuperação econômica do país.

Foto ilustrativa de quem acabou de receber salário (Flickr)

De acordo com a Pesquisa Estatística Básica sobre Estrutura Salarial de 2023, em relatório preliminar, divulgado pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) na quarta-feira (24), o salário mensal médio dos trabalhadores em tempo integral aumentou.

Publicidade

Segundo a informação, o índice de aumento foi de 2,1% em relação ao ano anterior, passando à média de 318,3 mil ienes por mês, a maior de todos os tempos.

Essa foi a maior taxa de aumento em 29 anos, desde 1994, quando foi de 2,6%. 

Analisa-se que se deve à recuperação das atividades sócio-econômicas pós pandemia do coronavírus, em pleno andamento.

Por idade, o aumento para os adultos jovens foi notável, de 2,8% na faixa etária entre 25 e 29 anos, sendo que na faixa entre 55 e 59 anos o aumento médio foi de 1,7%.

Na análise por formação educacional, o salário mensal médio dos trabalhadores com graduação universitária passou para 369,6 mil ienes e dos formados no colegial ou ensino técnico subiu para 281,8 mil ienes.

A pesquisa foi realizada em julho de 2023. 

Fonte: Tokyo Shimbun

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Paralisação de mais de 5 km na Meishin por causa da nevasca

Publicado em 24 de janeiro de 2024, em Sociedade

Foram enviados 350 integrantes da Força de Autodefesa para ajudar na retirada da neve e para distribuir alimentos e combustível aos motoristas.

Câmera da NHK mostra a paralisação na Meishin, às 19h

Por causa da nevasca de quarta-feira (24) perto do trevo de Sekigahara (Gifu), na via expressa Meishin, vários veículos estão paralisados em filas de mais de 5 quilômetros, tanto na pista em sentido a Nagoia quanto na oposta.

Publicidade

A Nexco Central enviou limpa-neves para ajudar os veículos que ficaram encalhados.

Segundo a Nexco, a partir das 17h formou-se uma paralisação de 5,5 quilômetros na pista em sentido a Nagoia e de 6,6 quilômetros em sentido a Osaka.

Ainda não há perspectivas de que a situação seja resolvida, por isso continuam a ser entregues suprimentos de socorro, como água e alimentos.

O Ministério da Defesa recebeu um pedido de ajuda e enviou cerca de 350 integrantes da Força Terrestre de Autodefesa do Japão, da guarnição de Nagoia, para colaboração na remoção da neve e para distribuir suprimentos e combustível. 

Nesse trecho dois caminhões ficaram encalhados por volta das 9h, que entraram antes da via expressa ser interrompida para o tráfego.

Veículos encalhados nas rodovias

Caminhão encalhado no acúmulo de neve, de manhã, em Nagahama, Shiga (NHK)

Não só na via expressa, mas na rodovia nacional 8, em Nagahama (Shiga), vários veículos ficaram encalhados, desde manhã, como também na entrada do trevo em Maibara (Shiga).

As mesmas cenas com caminhões foram vistas em Maizuru (Quioto) e Shin’onsen (Hyogo).

Fonte: NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão