Famosa cantora japonesa Aki Yashiro morre aos 73 anos

Apelidada de rainha das baladas tradicionais ‘enka’, Aki Yashiro morreu de pneumonia intersticial em 30 de dezembro do ano passado, disse sua agência na terça-feira (9).

Com voz de canto forte, Aki Yashiro tinha muitos fãs (ANN)

Aki Yashiro, cantora japonesa apelidada de rainha das baladas tradicionais “enka”, morreu em decorrência de pneumonia intersticial de progressão rápida em 30 de dezembro do ano passado, disse sua agência na terça-feira (9). Ela tinha 73 anos.

Publicidade

A condição de saúde de Yashiro mudou repentinamente para pior durante o tratamento de uma doença de colágeno incurável, de acordo com a agência. Descobriu-se que ela estava sofrendo da enfermidade em setembro passado.

Yashiro, nascida na província de Kumamoto, fez sua estreia em 1971. Com voz de canto forte, ela tinha muitos fãs.

Em 1980, ela conquistou o Japan Record Award por “Ame no Bojo”. Dentre outras canções famosas estão “Ai no Shuchakukei” e “Funata”. Ela cantava não apenas enka, mas também jazz, blues e músicas de animê.

Yashiro desfrutava de uma reputação no exterior também, incluindo pela sua performance com um cantor de jazz renomado em Nova York e outra na França em 2022.

Fonte: Nippon

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

AMJ faz alerta a residentes em áreas afetadas pelo terremoto do dia de Ano Novo

Publicado em 9 de janeiro de 2024, em Sociedade

A probabilidade de ocorrência de um terremoto de intensidade 5+ ou acima no próximo mês havia aumentado para mais de 100 vezes dos níveis normais desde 8 de janeiro.

O terremoto na Península de Noto no dia de Ano Novo registrou magnitude de 7,6 na escala Richter (Google Maps)

A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) anunciou na segunda-feira (8) que atividade sísmica continuou uma semana depois do forte Terremoto na Península de Noto do Ano Reiwa 6, na província de Ishikawa, e pediu aos residentes que fiquem em alerta em relação a tremores alcançando intensidade 5+ ou superior na escala japonesa que vai até 7 ao longo do próximo mês.

Publicidade

Em uma coletiva de imprensa, a AMJ também alertou sobre a necessidade de atenção em relação à ocorrência de tsunami no caso de um terremoto de grandes proporções no leito marinho.

De acordo com a AMJ, o número de terremotos vem diminuindo lentamente desde o tremor de 1º de janeiro de intensidade 7 que atingiu a Península de Noto.

Entretanto, entre o abalo principal e 7 de janeiro, houve 1.205 terremotos de intensidade 1 ou superior, incluindo 15 que registraram 5- ou acima.

Houve 452 tremores de magnitude 3,5 ou mais até as 9h de 8 de janeiro, mais do que os cerca de 240 registrados no mesmo número de dias após o terremoto de Kumamoto em 2016.

A probabilidade de ocorrência de um terremoto de intensidade 5+ ou acima no próximo mês havia aumentado para mais de 100 vezes dos níveis normais desde 8 de janeiro, e o risco de casas desabarem e deslizamentos aumentou como resultado dos tremores até agora.

“Por favor, tomem precauções contra futuros terremotos e fiquem longe de áreas perigosas, a menos que seja completamente inevitável”, disse Shinya Tsukada, diretor da divisão de pesquisa e engenharia de vulcões e terremotos da AMJ.

Fonte: Mainichi

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão