Por causa do acidente entre duas aeronaves no Aeroporto de Haneda, Tóquio, na terça-feira (2), desde então está ocorrendo uma sequência de cancelamentos de voos, em pleno feriado de fim e começo de ano.
Na quinta-feira (4) as duas maiores companhias aéreas, Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) cancelaram um total de 177 voos domésticos. Foram 82 da JAL e 95 da ANA.
Por isso, aproximadamente 36 mil passageiros foram afetados. Devido às contínuas interrupções no cronograma e à incapacidade de ajustar as aeronaves, pode ser que alguns voos sejam cancelados também na sexta-feira (5).
A LCC Skymark também cancelou 9 voos.
Enquanto isso, na pista onde ocorreu o acidente, a Guarda Costeira do Japão e outras agências começaram a remoção das aeronaves acidentadas e dos destroços. No entanto, como a superfície da pista deverá ser inspecionada e reparada, se for o caso, mesmo depois de terem removido tudo, não há perspectiva de retomada da operação.
O aeroporto de Haneda foi forçado a usar outras três pistas. Como resultado, há casos em que as aeronaves ficam retidas nas imediações, vem ocorrendo atrasos significativos nas partidas e chegadas.
Fonte: Yomiuri