O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva discutiu na quarta-feira (10) com o primeiro-ministro japonês Fumio Kishida sobre um acordo comercial em potencial entre o Japão e o bloco sul-americano Mercosul, disse o governo brasileiro em uma declaração.
Lula e Kishida falaram pelo telefone sobre fortalecer o comércio entre a maior economia da América Latina e o Japão, de acordo com a declaração do governo, o qual acrescentou que o líder japonês tem a intenção de visitar o Brasil “oportunamente”.
O Mercosul, uma união aduaneira formada por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, tem estado em negociações para finalizar um acordo muito esperado com a União Europeia, mas Lula disse que o bloco sul-americano deveria “explorar novas frentes de negociações” com países asiáticos incluindo China, Vietnã e Indonésia.
O forte setor agrícola do Brasil está interessado em expandir vendas de alimentos para o Japão em um acordo comercial com o Mercosul ajudaria.
O Brasil exportou US$6,6 bilhões em grãos de soja, minério de ferro, alumínio, frango, milho e café para o Japão em 2022, de acordo com o Ministério de Relações Exteriores japonês e importou US$5,3 bilhões do Japão, principalmente peças automotivas e circuitos integrados.
Fonte: Asia Nikkei