Um santuário no Japão que organiza o famoso festival de homens nus permitirá que as mulheres participem pela primeira vez em sua história de 1.250 anos.
Um grupo de mulheres em Inazawa (Aichi) estão preparadas para se juntar ao evento anual Hadaka Matsuri, realizado em fevereiro no Santuário Konomiya.
Enquanto as mulheres permanecerão totalmente vestidas e evitarão o conflito violento tradicional de homens usando apenas uma tanga, elas vão participar do ritual naoizasa, o qual exigirá que elas carreguem bambus enrolados em panos até o local do santuário.
O festival, que celebra a abundância de colheita, prosperidade e fertilidade, começa às 15h20 em 22 de fevereiro.
O jornal Mainichi divulgou que essa é a primeira vez que um grupo de cerca de 40 mulheres fará parte do antigo evento.
Muitos acreditam que a decisão para envolver mulheres de forma mais proeminente no festival no Santuário Konomiya pode ser motivada por um desafio demográfico mais amplo.
Como muitas comunidades rurais enfrentam declínio populacional devido à migração de jovens para cidades buscando empregos, vilarejos são deixados predominantemente habitados por idosos e enfermos.
A necessidade de participação aumentada em tradições antigas, independentemente do gênero, é vista como crucial para garantir a continuidade de práticas culturais face ao declínio de populações comunitárias.
Fonte: The Independent