Os principais líderes empresariais expressaram preocupações sobre as fraudes contínuas em torno das certificações dos veículos produzidos pelas empresas do Grupo Toyota Motor, como Daihatsu e Toyota Industries.
Takeshi Niinami, representante da Associação Japonesa de Executivos Corporativos, disse em uma coletiva de imprensa, na terça-feira (30), que “é extremamente chocante que algo assim tenha acontecido no processo de fabricação do grupo número um do mundo”.
“Equilibrar segurança e custo é extremamente difícil”, destacou Niinami em relação ao pano de fundo das fraudes. “Como presidente de uma indústria, as ações erradas de outras empresas podem servir de referência”, disse.
Masakazu Tokura, presidente da Keidanren – Federação Empresarial do Japão – disse que “é realmente lamentável que estejam ocorrendo escândalos que abalam a confiança das empresas japonesas”.
“A governança corporativa não deve ser só no formato. Gostaria de ver os controles internos implementados para garantir a eficácia”, apontou.
Akio Toyoda assume a responsabilidade
Akio Toyoda, conselheiro presidente da Toyota Motor Corporation disse: “Embora cada empresa do grupo tenha tido sucesso, nos encontramos em situações em que perdemos de vista os valores que prezamos e as prioridades das coisas. Pedimos sinceras desculpas pela inconveniência e preocupação que causamos”.
Na coletiva de imprensa Toyoda disse, em Nagoia, na terça-feira, que sobre as fraudes da Hino Motors, Daihatsu Motor e mais recentemente a Toyota Industries, “é um assunto extremamente sério que trai a confiança dos clientes e abala os alicerces do sistema de certificação”.
“Como responsável liderarei a transformação do grupo”, afirmou.
Nesse dia, junto com os gerentes e diretores das empresas do grupo, discutiram a visão do Grupo Toyota e a governança.
“Acredito que sou o responsável por todo o Grupo Toyota. Perdemos de vista as nossas origens. Não temos outra escolha senão fazê-lo com a determinação de reconstruir a empresa”, disse Toyoda.
Apesar de uma série de escândalos, a Toyota alcançou um recorde nas vendas globais no ano passado.
Fontes: divulgação, Sankei, FNN e JNN