Movimentos em falhas em torno da península durante terremotos em janeiro foram analisados (Wikimedia Commons)
Um especialista na Universidade de Tóquio alertou que a província de Niigata pode ser atingida por um tsunami se fortes tremores ocorrerem em falhas geológicas no nordeste da Península de Noto na central do Japão.
Publicidade
O professor Kenji Satake do Instituto de Pesquisa de Terremotos analisou o movimento em falhas em torno da península durante terremotos em janeiro.
Especialistas do Comitê de Pesquisa de Terremotos do governo dizem que o epicentro dos terremotos se espalha por uma área de 150Km do oeste ao nordeste da península.
Eles concordaram que é altamente provável que falhas conhecidas anteriormente no local estavam envolvidas na atividade sísmica.
Satake determinou como as falhas se movimentaram ao observar e analisar ondas. Ele descobriu movimento significativo ao longo da costa norte da península e áreas adjacentes, mas ele disse que falhas ao largo da costa nordeste mal se movimentaram.
Um terremoto de magnitude 6,1 abalou a área em 9 de janeiro. Satake diz que um de magnitude 7 na área poderia desencadear um tsunami de 3m de altura na costa de Niigata, incluindo a Ilha de Sado.
O professor também pediu que as pessoas na Península de Noto estejam preparadas porque espera-se que atividade sísmica continue a abalar o local e que a área do epicentro é disseminada.
Ele alertou que um tsunami poderia chegar rapidamente se ele ocorrer no Mar do Japão.
Fonte: NHK