Suspeito de ataques a bomba no Japão é encontrado após 49 anos

Alega-se que Satoshi Kirishima plantou uma bomba que destruiu parte de um prédio em Tóquio no ano de 1975.

Após 49 anos à solta, autoridades acreditam que pegaram o homem tão procurado (NHK)

Por décadas, a foto de Satoshi Kirishima foi destacada em cartazes de procurados no lado de fora de delegacias por todo o Japão.

Publicidade

Após 49 anos à solta, autoridades acreditam que pegaram o homem tão procurado.

Um paciente de um hospital na província de Kanagawa afirmou ser Kirishima, membro de um grupo militante por trás de vários ataques a bomba mortais nos anos 1970.

A polícia está aguardando resultados de testes de DNA aos quais o homem foi submetido. Ele afirma que deu entrada no hospital sob um nome diferente e está com câncer em fase terminal.

Kirishima pertencia ao East Asia Anti-Japan Armed Front – uma organização radical da esquerda a qual acredita-se ter estado por trás de vários ataques a bomba contra companhias na capital do Japão entre 1972 e 1975.

Oito pessoas morreram em um ataque cometido pelo grupo na sede da Mitsubishi Heavy Industries em 1974.

A Agência Nacional de Polícia (ANP) diz em seu site que Kirishima violou “regulamentações criminais para controlar explosivos”, e é procurado por “ataques a bomba contra companhias em série”.

Alega-se que Kirishima tenha ajudado a plantar e detonar uma bomba caseira que destruiu parte de um prédio do distrito de Ginza (Tóquio) em um ataque em particular no dia 18 de abril de 1975, de acordo com a mídia japonesa.

Após 49 anos, Kirishima, que teria 70 anos agora, pode ter sido finalmente encontrado.

Inicialmente, ele usou um nome diferente quando deu entrada em um hospital na cidade de Kamakura.

Entretanto, ele disse a funcionários do hospital na quinta-feira (25) que ele era na verdade Kirishima, afirmando que queria usar seu “nome real” em seus momentos finais, visto que ele tinha apenas poucos meses de vida, de acordo com reportagens.

Morre o suspeito de ataque a bomba nos anos 1970 no Japão

(Atualização às 09h40 de 29 de janeiro de 2024)

O homem o qual a polícia acredita ser o suspeito procurado por uma série de ataques a bomba no Japão nos anos 1970 morreu na manhã de segunda-feira (29), disse uma fonte investigativa.

De acordo com reportagem do jornal Mainichi, o homem, que confessou recentemente ser Satoshi Kirishima, que era membro de um grupo de extrema esquerda, estava hospitalizado com câncer terminal.

Ele morreu de causas naturais em um hospital na província de Kanagawa, de acordo com a fonte.

Fonte: Yomiuri, BBC, Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Produto que acabou com as baratas em bairro de Gifu continua sendo best-seller**

Publicado em 27 de janeiro de 2024, em Dicas Especiais

O pesquisador e criador faleceu logo depois de começar a fabricar, mas o seu sócio deu continuidade e contribuiu para acabar com esse indesejado inseto em casa.

Barata morta (Wikimedia) e o produto (Gifu Shimbun)

Um dos problemas que a população enfrenta no verão é a visita das baratas, na cozinha ou no banheiro. Mesmo mantendo a higiene, esse inseto onívoro, entra por várias vias, até pela mangueira do ar-condicionado

Publicidade

Tem uma cidade em Gifu que se livrou delas na década de 80, graças aos bolinhos anti-barata, desenvolvidos há cerca de 40 anos, os quais continuam fazendo sucesso em todo o país, mas poucos sabem que são originários de Ikeda-cho.

Nessa ocasião, foi realizada uma campanha para expulsá-las da cidade usando esse inseticida em formato de bolinho e foram exterminadas. Rapidamente tornou-se popular.

Pesquisador descobriu a fórmula

O pesquisador e desenvolvedor do produto foi Shigeo Tanisake (谷酒茂雄, 1919 – 1988), porque sofria com as baratas dentro de sua casa e queria dar um jeito nessa situação.

Ele sabia que o ácido bórico causa desidratação nesse inseto e é eficaz em exterminá-lo, mas como resultado de pesquisas de cerca de 7 anos, descobriu que é facilmente atraído pelo cheiro da cebola. Então, desenvolveu um bolinho, usando farinha e esses ingredientes. 

As baratas comem o bolinho atraídas pelo cheiro e morrem por desidratação.

Embalou esses bolinhos em um invólucro plástico para que o consumidor não ter contato direto com os dedos, colocou-os em uma caixa de papel, colocou o nome comercial de ゴキブリキャップ (lê-se gokiburi kyappu) e começou a vender pela empresa Tanisake. 

15 unidades por ¥1.447!! Toque na imagem para abrir a página do produto na Amazon

Eficiência do extermínio das baratas da cidade 

Na ocasião, o atual conselheiro da Tanisake, Hiroshi Matsuoka, 78, era dono de um supermercado, e ele também esquentava a cabeça com as baratas no seu estabelecimento. Soube desse produto e começou a usá-lo. Ficou espantado com o resultado e foi o que colocou toda a energia para a difusão dele.

Atual presidente Shimizu e um dos fundadores, Matsuoka (Gifu Shimbun)

De acordo com o livro As baratas desapareceram de Ikeda-cho (池田町からゴキブリが消えた), lançado em 1988, há registros do extermínio desse inseto na cidade, de uma forma extraordinária.

Por causa disso, a imprensa de todo o país quis saber desse produto inseticida e Matsuoka foi convidado para rodar o país para ensinar a prepará-lo. No entanto, com o resultado muito bom, as pessoas que aprenderam começaram a pedir o produto pronto. Assim, tiveram que montar um laboratório com fábrica para atender os consumidores, em 1985

Continua sendo muito vendido em todo país

Através do boca-a-boca foi se espalhando sem que a empresa precisasse investir em publicidade. Taiwan foi um dos grandes compradores e nesses 40 anos a empresa já vendeu mais de 650 milhões de unidades (caixas) do inseticida, pois o hábito de usá-lo foi passado para outra geração.

Se quiser experimentá-lo, pode comprar uma caixa através das lojas online como Amazon (toque para abrir). Basta retirar os invólucros e deixá-los nos locais da casa onde as baratas possam aparecer. Em cerca de 2 semanas desaparecerão.

Fonte: Gifu Shimbun 

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão