A Suzuki Motor informou que suspendeu a operação de sua fábrica na Hungria por uma semana, visto que redes de fornecimento de peças foram interrompidas devido a ataques pelo grupo rebelde Houthis no Iêmen contra embarcações que passam pelo Mar Vermelho.
A montadora japonesa diz que a planta será fechada de 15 a 21 de janeiro e que a entrega de peças a partir do Japão e de outros lugares está atrasada.
A Suzuki planeja retomar as operações na planta, visto que peças necessárias para montar seus produtos provavelmente começarão a chegar na próxima segunda-feira.
Ataques dos rebeldes houthis no Mar Vermelho estão afetando a indústria global de automóveis.
A fabricante de veículos elétricos dos EUA, a Tesla, diz que suspenderá grande parte da produção em uma fábrica alemã de 29 de janeiro a 11 de fevereiro.
A Toyota e a Nissan também têm fábricas na Europa, mas não foram afetadas até agora.
Elas dizem que usam rotas mais seguras para receber componentes.
Os rebeldes houthis do Iêmen vem visando embarcações comerciais de propriedade israelense ou aquelas as quais eles acreditam estar ligadas a Israel em resposta ao atual ataque da nação no Oriente Médio na Faixa de Gaza.
Em resposta aos ataques houthis, forças dos EUA e do Reino Unido realizaram investidas contra alvos no Iêmen usados pelo grupo apoiado pelo Irã, mas desde então os militantes conduziram mais ataques contra embarcações na área.
Fonte: NHK, News and Culture