Carteira de motorista: prazo no ano Heisei 36 e renovação em Aichi sob agenda online

Além desse detalhe, para quem mora na província de Aichi deve ficar atento, pois será necessário fazer agendamento online da data de renovação da licença.

Carteira de motorista com prazo no ano Heisei (reprodução da Polícia da Prov. Kanagawa)

As carteiras de motorista renovadas antes da mudança da era Heisei para a Reiwa ainda continuam com a data de vencimento 平成36年. Esse corresponde ao ano 令和6年 ou 2024. 

Publicidade

Não há carteiras de motorista com data de vencimento no ano Heisei 36 em diante. Este será o último ano com vencimento nessa era anterior.

Portanto, ao conferir sua carteira de motorista e se tiver, por exemplo, 平成36年06月14日 ou 14 de junho de 2024, fique atento.

Na realidade, é só para o conhecimento e para conferir, pois a polícia enviará um cartão postal (hagaki), cerca de um mês antes da data de aniversário com um convite para a devida renovação.

Aichi: reserva online para a renovação

Fique atento se reside na província de Aichi, pois a partir de 19 de março deste ano, para fazer a renovação desse documento será preciso fazer agendamento online. São alvo os motoristas com carteiras do tipo:

  • 優良 (yuryo) ou considerado excelente
  • 一般 (ippan) ou geral
  • 違反 (ihan) ou com violação
  • 初回 (shokai) ou primeira vez

Cada uma dessas classificações têm tempo diferente para a renovação, como no caso do yuryo, de apenas meia hora de aula.

Se o seu aniversário for 19 de fevereiro, o período de renovação será de 19 de janeiro a 19 de março, portanto, se pretende renovar sua licença antes de 18 de março, não precisará fazer reserva. A reserva é necessária se tem a intenção de renová-la a partir de 19 de março.

Se o seu aniversário for dia 19 de abril, o período de renovação será de 19 de março a 19 de maio, portanto, para renovar a carteira de motorista, será necessário fazer o agendamento.

Toque aqui para abrir a página de agendamento, podendo selecionar o idioma português. É preciso ler os termos e depois dar um toque que concorda para prosseguir. 

Fontes: Polícias de Kanagawa e Aichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Suzuki suspende operações em fábrica na Europa após ataques no Mar Vermelho

Publicado em 17 de janeiro de 2024, em Notícias do Mundo

Os rebeldes houthis do Iêmen vem visando embarcações comerciais de propriedade israelense ou aquelas as quais eles acreditam estar ligadas a Israel.

A Suzuki diz que a planta na Hungria será fechada de 15 a 21 de janeiro (banco de imagens)

A Suzuki Motor informou que suspendeu a operação de sua fábrica na Hungria por uma semana, visto que redes de fornecimento de peças foram interrompidas devido a ataques pelo grupo rebelde Houthis no Iêmen contra embarcações que passam pelo Mar Vermelho.

Publicidade

A montadora japonesa diz que a planta será fechada de 15 a 21 de janeiro e que a entrega de peças a partir do Japão e de outros lugares está atrasada.

A Suzuki planeja retomar as operações na planta, visto que peças necessárias para montar seus produtos provavelmente começarão a chegar na próxima segunda-feira.

Ataques dos rebeldes houthis no Mar Vermelho estão afetando a indústria global de automóveis.

A fabricante de veículos elétricos dos EUA, a Tesla, diz que suspenderá grande parte da produção em uma fábrica alemã de 29 de janeiro a 11 de fevereiro.

A Toyota e a Nissan também têm fábricas na Europa, mas não foram afetadas até agora.

Elas dizem que usam rotas mais seguras para receber componentes.

Os rebeldes houthis do Iêmen vem visando embarcações comerciais de propriedade israelense ou aquelas as quais eles acreditam estar ligadas a Israel em resposta ao atual ataque da nação no Oriente Médio na Faixa de Gaza.

Em resposta aos ataques houthis, forças dos EUA e do Reino Unido realizaram investidas contra alvos no Iêmen usados pelo grupo apoiado pelo Irã, mas desde então os militantes conduziram mais ataques contra embarcações na área.

Fonte: NHK, News and Culture

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!