Terremoto: falta d’água pode durar mais de 2 meses em partes de Ishikawa

A cidade de Nanao, na parte central da península, sofre atualmente com falta d’água que afeta cerca de 18,7 mil lares.

Terremoto na Península de Noto 2024 (Wikimedia Commons/Ministério da Defesa do Japão)

Cortes de água em partes da província de Ishikawa afetadas pelo forte terremoto de magnitude 7,6 na Península de Noto em 1º de janeiro podem durar mais de 2 meses em alguns locais, estimou o governo provincial.

Publicidade

A cidade de Nanao, na parte central da península, sofre atualmente com falta d’água que afeta cerca de 18,7 mil lares.

A província acredita que isso vai durar pelo menos 2 meses até os serviços serem restabelecidos. Nenhuma estimativa foi fornecida para lugares incluindo as cidades de Wajima e Suzu, localizadas perto do extremo da península.

De acordo com a província, quase toda a cidade de Nanao está sem água corrente.

Reparos em encanamentos administrados pela província estão difíceis devido a fatores como vazamentos ocorrendo ao longo de aproximadamente 8Km da periferia da cidade.

Na província de Ishikawa, cerca de 52.210 casas no total continuam sem fornecimento de água, incluindo quase todas as áreas em 5 municípios em toda a ponta da península.

Em uma reunião da sede de emergência do desastre em seu escritório, o primeiro-ministro Fumio Kishida instruiu funcionários do governo e outros responsáveis a compilarem um pacote de auxílio até o fim do mês destinado a ajudar as vítimas a reconstruírem suas vidas.

Fonte: Mainichi

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Parque histórico Yoshinogari: conheça esse local preservado no Japão

Publicado em 17 de janeiro de 2024, em Turismo em Saga

O Yoshinogari na província de Saga é o maior e mais importante local do período Yayoi no Japão, e o melhor lugar para aprender sobre essa era da história japonesa.

Impressionantes vilas reconstruídas (banco de imagens)

O Parque Histórico Yoshinogari é um local arqueológico notável na província de Saga.

Publicidade

O parque extenso cobre um amplo assentamento do período Yayoi (300 a.C a 300 d.C) onde dezenas de pit-dwellings (construções parcialmente cavadas no chão e cobertas por um telhado) e mais de 2 mil túmulos foram descobertos.

Esse é o maior e mais importante local do período Yayoi no Japão, e o melhor lugar para aprender sobre essa era da história japonesa.

O local antigo é preservado com impressionantes vilas reconstruídas (banco de imagens)

Acredita-se que os assentamentos descobertos em Yoshinogari têm algumas das maiores vilas rodeadas por fossos de sua época e especula-se que elas tenham sido a sede de uma das formas mais antigas de governo estatal encontradas no Japão.

Hoje em dia o local antigo é preservado com impressionantes vilas reconstruídas para os visitantes poderem explorar e aprender sobre a vida e cultura Yayoi.

As reconstruções incluem dezenas de pit-dwellings, torres de vigia, santuários e outras estruturas, muitas das quais os visitantes podem entrar. Algumas contêm ferramentas e instrumentos, enquanto manequins reencenam trabalhos e cerimônias em outras.

Área da Minami Naikaku (banco de imagens)

Das vilas reconstruídas, a Minami Naikaku, no centro do parque, é uma das mais importantes.

Cercada por muralhas e fossos de defesa, essa é de onde acredita-se que os reis do período Yayoi governavam.

Em suas proximidades fica uma casa onde são mostradas ferramentas e vestimentas do povo Yayoi, assim como artefatos e exibições explicando suas técnicas de agricultura. Uma outra seção exibe vasos usados em cerimônias de sepultamento descobertos em torno do local. As exibições incluem descrições detalhadas em inglês.

A uma curta caminhada desse local está uma outra vila importante chamada Kita Naikaku, que tem um grande santuário e casas usadas para cerimônias antigas.

Mais ao norte está um outro museu que tem foco na floresta antiga que cobria a área há dois milênios. Um centro perto do portão leste permite aos visitantes participarem de atividades manuais (custam entre 100 a 250 ienes) como fazer esculturas em pedras.

A imensidão do local arqueológico (banco de imagens)

Além de seus locais históricos, o grande parque inclui outras áreas recreacionais como um campo aberto extenso onde as pessoas podem fazer piquenique e praticar esportes, há playgrounds e campos agrícolas onde flores são cultivadas. No portão leste há um restaurante e loja de lembrancinhas.

O parque fica a uma caminhada de 10 a 15 minutos da estação de Kanzaki. Toque aqui para ver o mapa.

Yoshinogari Historical Park (吉野ヶ里歴史公園 Yoshinogari Rekishi Koen)

  • Funciona das 9h às 17h (até as 18h de junho a agosto)
  • Fecha em 31 de dezembro e na 3ª segunda-feira de janeiro e o dia seguinte
  • Entrada: ¥460
  • Há estacionamento no local
  • Site para informações: http://www.yoshinogari.jp/en/
  • Toque aqui para abrir o mapa e ver a localização

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Empregos no Japão
Kumon - Aprenda japonês e tenha mais oportunidades!
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão